Hoje eu gostaria de escrever um pouco sobre ENERGIA.
Uma das maiores diferenças entre a Medicina Ocidental e a Medicina Tradicional Chinesa é o fato de que para MTC, não falamos somente em sangue, linfa e plasma, mas também falamos em ENERGIA ou QI, que também é, considerada pelo Chinês uma substância vital.
Para quem estuda acupuntura, existem 2 tipos básicos de doenças:
1) A doença de EXCESSO –> onde invariavelmente temos a presença de um fator patogênico (basicamente Vento, Frio, Umidade, Secura ou Calor) ou uma estagnação, que pode ser de Sangue ou de ENERGIA.
2) A doença de DEFICIÊNCIA –> onde invariavelmente existe a falta de alguma substância vital, que pode ser Sangue, ou ENERGIA (QI, YIN ou YANG).
Sendo assim, a ENERGIA está presente nos dois tipos de doença, quando existe algum desequilíbrio no organismo, porém, precisamos entender que para acupuntura, existem vários tipos de energia, e hoje, vamos falar de uma delas, a WEI QI.
A WEI QI, conhecida também como ENERGIA DE DEFESA, é para nós ocidentais, o mesmo que o Sistema Imune. É responsabilidade da WEI QI proteger o corpo contra invasão de fatores patogênicos e aquecer nossa pele.
Sem a WEI QI nosso corpo fica desprotegido e podemos ficar doentes. Inicialmente a doença pode ser meramente aguda, porém, se não reestabelecemos a circulação da WEI QI, a doença pode aprofundar e causar doenças crônicas mais sérias e mais difíceis de resolver.
Mas como se dá a formação de Wei Qi??
A Wei Qi é formada em DUAS ETAPAS que dependem de órgãos específicos:
1) Coração e Pulmão –> Quando respiramos, durante o processo de inspiração, o ar é captado, e para Medicina Chinesa, Coração e Pulmão juntos, são responsáveis por tornar este ar “utilizável” para o organismo, ou seja, oxigenado e aquecido. Ao ar que pode ser utilizado pelo organismo, damos o nome de Zhong Qi, também conhecido como Qi Torácico (= Energia do Tórax).
2) Baço Pâncreas e Estômago –> Estes dois órgãos são de extrema importância para que a produção de WEI QI seja um sucesso. Para Medicina Chinesa, o Estômago possui a função de amadurecer e decompor os alimentos que ingerimos, enquanto que o Baço-Pâncreas precisa transformar o alimento decomposto em energia e transportar a mesma para o Pulmão. A energia que vem do alimento decomposto se chama GU QI (ou QI dos alimentos).
Quando o GU QI sobe até o Pulmão, acontecerá um encontro entre ela e o ZHONG QI, e neste momento ocorre a seguinte equação:
GU QI + ZHONG QI = ZHENG QI
O ZHENG QI é, então, o produto da mistura entre o Qi dos Alimentos e o Qi Torácico, e para ser utilizado ele necessita ser dividido em mais 2 tipos de energia:
1) O YING QI –> conhecido também como QI NUTRITIVO
2)E finalmente a WEI QI –> Nossa Energia de Defesa.
Após ser produzida pelo Pulmão, a WEI QI ascenderá até a pele, mais especificamente entre o espaço entre Pele e Músculos (conhecido como Espaço Cou Li). Para chegar até este espaço, a WEI QI que ainda não é considerada uma Energia Pura, passa pelo Rim para ser filtrada, e alcança o meridiano da Bexiga através do Vaso Maravilhoso Yang Qiao Mai.
Chegada à pele, ela irá circular 25 vezes durante o dia nas Vísceras Yang, obedecendo a seguinte sequência: Bexiga –> Intestino Delgado –> Triplo Aquecedor –> Vesícula Biliar –> Estômago –> Intestino Grosso.
Depois volta até o Rim, é novamente filtrada e circula 25 vezes durante a noite, nos órgãos Yin, através da lei do Ciclo de Controle, ou seja: Rim –> Coração –> Pulmão –> Fígado –> Baço-Pâncreas –> Rim e assim suscessivamente.
Outro ponto importante que todo Acupunturista deve saber é que, dadas as devidas explicações, a WEI QI depende do bom funcionamento não só do Pulmão, mas também do Coração, do Baço e do Estômago, que fazem parte do seu processo de formação.
Nem sempre que um paciente apresenta um problema Imunológico, significa que a causa da doença é o funcionamento debilitado do Pulmão, pois se a alimentação do mesmo for desequilibrada, ou existir uma doença latente de Coração, Baço ou Estômago, o Pulmão não terá condições de transformar a energia.
Por isso, é responsabilidade do terapeuta, ao cuidar de um problema imunológico, não somente fortalecer e aumentar a produção de Wei Qi através do Pulmão, mas também fortalecer Baço, Estômago e/ou Coração e recomendar uma boa alimentação se no caso atendido for especificamente necessário.
E por último, fica a lição de que sempre que a WEI QI e debilitada, o paciente irá ficar mais suscetível à doenças, portanto, trabalhá-la no sentido de mantê-la forte e ser produzida é sempre um ganho para o paciente. PORÉM há que se tomar um cuidado: Quando o paciente possui uma doença com fator patogênico interiorizado, não deve jamais fortalecer a WEI QI sem antes expelí-lo.
Fortalecer a WEI QI estando o fator interiorizado é como colocar uma certa elétrica em volta da casa com o ladrão ainda lá dentro. Ou seja, vamos aprisionar o que causa mal a nossa saúde.
É preciso ter atenção terapeutas. Na dúvida, expelir o fato patogênico é sempre a primeira opção antes de se fortalecer nossa energia de defesa!Boa sorte e Sucesso nos Tratamentos!