Essa sensação de distensão, quando há estagnação de Qi, é única e somente uma sensação. Uma vez que o Qi não é algo “palpável”, a distensão não pode ser real.
– Este quadro é a piora do quadro anterior. Depois de um tempo de estagnação de Qi, existe uma elevação da energia Yang na tentativa de “empurrar” a estagnação. Tal movimento gera calor. Os sintomas então, são os mesmos do padrão anterior, acrescidos de sintomas de calor, como irritabilidade, rubor facial.
mamas nas mulheres, diarréia.
sangue, epistaxe, menstruação dolorosa e irregular com sangue escuro e coagulado, infertilidade, massas abdominais, unhas e lábios arroxeados, face púrpura ou escura, pele seca.
hiperemia da conjuntiva, propensão a acessos de raiva, tinidos, surdez, gosto amargo, constipação, epistaxe, hemoptise.
– Este padrão acontece principalmente quando o paciente possui problemas emocionais sérios mantidos por longo período e também quando há o consumo excessivo de alimentos quentes e secos, que são capazes de gerar o “fogo interno”.
6) Umidade-Calor no Fígado: sintomas de plenitude no hipocôndrio e do abdome,
sensação de peso, náusea, gosto amargo e pegajoso, pouco apetite, secreção e prurido vaginal, urina escura.
– Sempre que existe um padrão de Umidade, temos que pensar em má alimentação. Uma dieta rica em leite e laticínios bem como comidas gordurosas faz com que o paciente tenha predisposição à umidade interna. A umidade pode ser também por invasão de fator patogênico externo, como quem mora em lugares muito úmidos.
– Este padrão ocorre principalmente por invasão de frio externo, e pode gerar nas mulheres um estado de infertilidade que pode ser curado.
1) Deficiência do Sangue do Fígado: sintomas de visão turva, entorpecimento dos membros, insônia, menstruações escassas, compleição pálido embotada, câimbras, unhas murchas e quebradiças, sensação de falta de propósito.
– Quando existe uma deficiência de sangue do Fígado, todo organismo sofre. Isso se dá devido ao fato de que o Fígado possui a função de armazenar o sangue, e enviá-lo às partes do corpo quando há necessidade. Se o Fígado não possui sangue, ele falha na função de “enviar o Xue” sob demanda. Por isso há menstruação escassa e insônia (sem sangue a mente não tem onde se ancorar).
2) Deficiência do Yin do Fígado: sintomas de visão turva, olhos secos, rubor malar,
ansiedade, sensação de calor durante a noite, sudorese noturna, calor das cinco palmas, sede com vontade de beber em pequenos goles, hemorragia menstrual excessiva.
– A energia Yin representa o sangue e os fluídos corpóreos, a lubrificação do organismo. Quando falta a energia Yin, os sintomas são os mesmos da deficiência de sangue, porém acrescidos de sintomas de secura e de calor (visto que a secura gera calor).
O Fígado é o orgão da Circulação harmônica de Qi e de Xue. Quando seu funcionamento é diminuído, interrompido, ou atrapalhado de qualquer maneira, todos os órgãos e vísceras do corpo são, de alguma forma, afetados. Por isso, nunca é demais proteger o funcionamento do Fígado com acupuntura, dietas regulares, exercícios físicos, entre outros.
Cuidar do Fígado é cuidar da harmonia do corpo, e da mente, pois ambos não se desvinculam nunca!