AS ENERGIAS NA MTC – WEI QI

Hoje eu gostaria de escrever um pouco sobre ENERGIA.
Uma das maiores diferenças entre a Medicina Ocidental e a Medicina Tradicional Chinesa é o fato de que para MTC, não falamos somente em sangue, linfa e plasma, mas também falamos em ENERGIA ou QI, que também é, considerada pelo Chinês uma substância vital.

Para quem estuda acupuntura, existem 2 tipos básicos de doenças:
1) A doença de EXCESSO –> onde invariavelmente temos a presença de um fator patogênico (basicamente Vento, Frio, Umidade, Secura ou Calor) ou uma estagnação, que pode ser de Sangue ou de ENERGIA.

2) A doença de DEFICIÊNCIA –> onde invariavelmente existe a falta de alguma substância vital, que pode ser Sangue, ou ENERGIA (QI, YIN ou YANG).

Sendo assim, a ENERGIA está presente nos dois tipos de doença, quando existe algum desequilíbrio no organismo, porém, precisamos entender que para acupuntura, existem vários tipos de energia, e hoje, vamos falar de uma delas, a WEI QI.

A WEI QI, conhecida também como ENERGIA DE DEFESA, é para nós ocidentais, o mesmo que o Sistema Imune. É responsabilidade da WEI QI proteger o corpo contra invasão de fatores patogênicos e aquecer nossa pele.
Sem a WEI QI nosso corpo fica desprotegido e podemos ficar doentes. Inicialmente a doença pode ser meramente aguda, porém, se não reestabelecemos a circulação da WEI QI, a doença pode aprofundar e causar doenças crônicas mais sérias e mais difíceis de resolver.

Mas como se dá a formação de Wei Qi??

A Wei Qi é formada em DUAS ETAPAS que dependem de órgãos específicos:

1) Coração e Pulmão –> Quando respiramos, durante o processo de inspiração, o ar é captado, e para Medicina Chinesa, Coração e Pulmão juntos, são responsáveis por tornar este ar “utilizável” para o organismo, ou seja, oxigenado e aquecido. Ao ar que pode ser utilizado pelo organismo, damos o nome de Zhong Qi, também conhecido como Qi Torácico (= Energia do Tórax).

2) Baço Pâncreas e Estômago –> Estes dois órgãos são de extrema importância para que a produção de WEI QI seja um sucesso. Para Medicina Chinesa, o Estômago possui a função de amadurecer e decompor os alimentos que ingerimos, enquanto que o Baço-Pâncreas precisa transformar o alimento decomposto em energia e transportar a mesma para o Pulmão. A energia que vem do alimento decomposto se chama GU QI (ou QI dos alimentos).

Quando o GU QI sobe até o Pulmão, acontecerá um encontro entre ela e o ZHONG QI, e neste momento ocorre a seguinte equação:

GU QI + ZHONG QI = ZHENG QI

O ZHENG QI é, então, o produto da mistura entre o Qi dos Alimentos e o Qi Torácico, e para ser utilizado ele necessita ser dividido em mais 2 tipos de energia:

1) O YING QI –> conhecido também como QI NUTRITIVO

2)E finalmente a WEI QI –> Nossa Energia de Defesa.

Após ser produzida pelo Pulmão, a WEI QI ascenderá até a pele, mais especificamente entre o espaço entre Pele e Músculos (conhecido como Espaço Cou Li). Para chegar até este espaço, a WEI QI que ainda não é considerada uma Energia Pura, passa pelo Rim para ser filtrada, e alcança o meridiano da Bexiga através do Vaso Maravilhoso Yang Qiao Mai.

Chegada à pele, ela irá circular 25 vezes durante o dia nas Vísceras Yang, obedecendo a seguinte sequência: Bexiga –> Intestino Delgado –> Triplo Aquecedor –> Vesícula Biliar –> Estômago –> Intestino Grosso.

Depois volta até o Rim, é novamente filtrada e circula 25 vezes durante a noite, nos órgãos Yin, através da lei do Ciclo de Controle, ou seja: Rim –> Coração –> Pulmão –> Fígado –> Baço-Pâncreas –> Rim e assim suscessivamente.

Outro ponto importante que todo Acupunturista deve saber é que, dadas as devidas explicações, a WEI QI depende do bom funcionamento não só do Pulmão, mas também do Coração, do Baço e do Estômago, que fazem parte do seu processo de formação.

Nem sempre que um paciente apresenta um problema Imunológico, significa que a causa da doença é o funcionamento debilitado do Pulmão, pois se a alimentação do mesmo for desequilibrada, ou existir uma doença latente de Coração, Baço ou Estômago, o Pulmão não terá condições de transformar a energia.

Por isso, é responsabilidade do terapeuta, ao cuidar de um problema imunológico, não somente fortalecer e aumentar a produção de Wei Qi através do Pulmão, mas também fortalecer Baço, Estômago e/ou Coração e recomendar uma boa alimentação se no caso atendido for especificamente necessário.

E por último, fica a lição de que sempre que a WEI QI e debilitada, o paciente irá ficar mais suscetível à doenças, portanto, trabalhá-la no sentido de mantê-la forte e ser produzida é sempre um ganho para o paciente. PORÉM há que se tomar um cuidado: Quando o paciente possui uma doença com fator patogênico interiorizado, não deve jamais fortalecer a WEI QI sem antes expelí-lo.

Fortalecer a WEI QI estando o fator interiorizado é como colocar uma certa elétrica em volta da casa com o ladrão ainda lá dentro. Ou seja, vamos aprisionar o que causa mal a nossa saúde.

É preciso ter atenção terapeutas. Na dúvida, expelir o fato patogênico é sempre a primeira opção antes de se fortalecer nossa energia de defesa!Boa sorte e Sucesso nos Tratamentos!

Respostas

  1. Avatar de Andréa

    OI,Fernanda,gostaria de uma informação sobre auriculo para asma em criança de 3 anos,eu nunca fiz em criança,quais pontos eu posso usar,qtas sementes eu coloco e como estimulo qto tempo pode ficar.fico grata se vc puder me responder.beijos.Andrea.

    Curtir

  2. Avatar de Profa. Fernanda Mara

    Olá Andréa,A Aurículo Acupuntura tem excelentes resultados em crianças, e a resposta delas ao tratamento normalmente é até mais rápida que em adultos… Você pode usar até 11 pontos com sementes ou até mesmo com agulhas semi-permanentes dependendo da idade e da aceitação da criança ao tratamento com agulhas. Eu sugiro os seguintes pontos: Shenmen, Rim, Simpático, Pulmão, Nariz Interno, Nariz Externo, Ping Chuan Inferior, Sinusite e Asma, sendo que o ponto de Asma fica no dorso da orelha.As sementes podem permanecer por até 7 dias, desde que os estímulos sejam renovados através da pressão nos pontos pelo menos 3 vezes ao dia. A própria criança pode ser ensinada à "massagear" os pontos.Se os pontos começarem a descolar da orelha, o ideal é que todos sejam removidos, pois estarão sobre pontos que não precisam de tratamento.Se a criança for um bebê, é necessário tomar cuidado para que a mesma não puxe as sementinhas e as levem até a boca, ok?Espero ter ajudado e depois, se puder, me conte os resultados,Um beijo,Profa. Fernanda

    Curtir

  3. Avatar de Anonymous

    Oi, Fernanda, antes de mais deixe-me dizer-lhe que o seu blog é fantástico! Tenho navegado nele com muito interesse desde que o descobri numa das minhas pesquisas pela net à procura de informações sobre a energia Wei.É como auto-didácta e interessada – e ignorante – na Medicina Tradicional Chinesa, que gostaria de lhe colocar algumas dúvidas: Há alguma relação entre a energia Wei e o ponto 1V (jing ming), e entre estes e o acordar? Segundo a medicina chinesa, o que nos faz acordar? É correcto afirmar-se que, quando a energia Wei inicia o seu ciclo diurno no ponto 1 do meridiano principal da bexiga, acordamos? onde fica o Vaso Maravilhoso Yang Qiao Mai neste processo?Enfim, espero que tenha um tempinho para estas minhas dúvidas e para tudo o mais que achar esclarecedor nesta matéria.Beijinhos e muito obrigada,Maria

    Curtir

  4. Avatar de Profa. Fernanda Mara dos Santos

    Bom Dia Maria!Achei muito legal sua participação aqui no Blog… Vou tentar explicar para você da melhor maneira possível as suas perguntas, e depois prometo escrever um post dedicado ao ato de acordar e dormir.A Energia Wei, tem como principal função defender o nosso organismo da invasão de fatores patogênicos externos (vento, frio, calor, umidade, secura). Ela circula de dia nos órgãos Yang e de noite nos órgãos Yin.Como sua principal função é defender o organismo, a Wei Qi é considerada uma energia mais superficial, e desta forma, não possui muita ligação com o ato de dormir e acordar, mas sim com os órgãos que estão protegidos durante o sono ou não.Por exemplo, se os órgãos Yin estão protegidos durante a noite, enquanto você dorme, os Yang estão desprotegidos. A energia dos órgãos Yang é mais superficial, o que justifica o fato de uma pessoa que dorme com um ventilador apontado para as costas pode ficar gripada mais facilmente ou ainda acordar com um torcicolo. (visto que a energia Wei não está protegendo o meridiano da bexiga naquele momento).Em relação ao acordar e ao dormir, para Medicina Chinesa é o sangue que controla essa atividade. Assim, 3 órgãos estão envolvidos nesse processo: O Baço Pâncreas, que produz sangue, o Fígado que distribui o sangue e o Coração que mantém o fluxo do mesmo.Durante o dia, o sangue circula por todo o corpo, mantendo os órgãos bem nutridos para que possam funcionar harmonicamente, mantém os músculos nutridos para que possam funcionar e a cabeça nutrida para que possa pensar.Durante a noite, o corpo precisa manter um fluxo baixo nos músculos e nos órgãos, apenas para mantê-los vivos, e o fluxo maior vai para cabeça. DIz-se que "a mente se ancora no sangue" para que possamos dormir. Se um indivíduo possuir o distúrbio de não conseguir mandar o sangue para o Sistema Nervoso Central durante a Noite, ou se não tiver sangue o suficiente circulando para que possa ira ao SNC, este terá insônia.Em resumo, para Medicina Tradicional Chinesa, quem regula a atividade de sono/vigília é o Sangue e sua circulação harmônia. E a Wei Qi apenas mantém nosso corpo protegido enquanto dormimos.Espero ter ajudado você em suas dúvidas, mas com certeza você me deu uma excelente idéia de assunto para o próximo post!Um grande abraço e obrigada pelo seu comentário!Profa. Fernanda

    Curtir

  5. Avatar de Anonymous

    Muito obrigada, Fernanda, pelos seus esclarecimentos. Fico a aguardar impacientemente o post sobre o acto de acordar/dormir!Um grande abraço e desejos de um 2011 cheio de boa MTC e muita saúde,Maria

    Curtir

  6. Avatar de Profa. Fernanda Mara dos Santos

    Olá Maria!Não me esqueci de você não!! Estou elaborando um texto legal sobre o sono!Feliz 2011 pra você também com tudo de melhor que o Universo pode oferecer!!Grande Abraço!!!

    Curtir

  7. Avatar de valeria fonseca

    Depois que conheci este blog, venho lendo como eswtudo, ainda estou no Fígado, mas lendo com atenção tudo que foi postado, até então.
    Vejo que muitos postam sobre auríc. e tb utilizo está técnica, mas não consigo em alguns casos identificar alguns pontos e até mesmo localizar.
    Gostaria que vc me desse uma dica de um bom mapa de auríc.
    Estou aguardando seu post sobre o Câncer e MTC, abraços.

    Curtir

  8. Avatar de CRISTIANA OLIVEIRA

    Olá professora,

    A respeito de suas colocações sobre os cuidados ao se tratar o WEI QI, gostaria de saber possibilidades de pontos para se expulsar o perverso e , depois, pontos para estimular/fortalecer o WEI QI.

    Desde já, agradeço pelo seu esclarecimento.

    Abraços,

    Cristiana

    Curtir

    1. Avatar de Fernanda Mara dos Santos

      Ola Cristiana,

      Tudo bem com você?
      Primeiramente gostaria de agradecer pela sua participação em meu Blog.
      Vamos ver se eu consigo te ajudar…
      Existem muitos pontos que são capazes de expulsar as energias perversas do corpo, mas de forma genérica, diria a você que qualquer ponto IONG (pertencente aos Shu Antigos) são responsáveis por expulsar a energia perversa. (Qualquer dúvida, dê uma checada no mapa dos pontos Shu Antigos, divididos em Tsing, Iong, Iu, King e Ho). Cada Meridiano Principal possui o seu próprio ponto Iong.
      Já para fortalecer o Wei Qi, podemos estimular o ponto BP6 com a utilização de moxa. Ou ainda P9… Outros 2 pontos muito bons são R27 (que literalmente aumenta a produção de Wei Qi) e VC8, com moxa, contornando a cicatriz umbilical.

      Com certeza com a utilização destes pontos seus pacientes terão a imunidade melhorada.

      Espero ter ajudado em algo!
      Um grande abraço,

      Profa. Fernanda Mara

      Curtir

  9. Avatar de Tati

    Tenho uma dúvida. Fiz um curso livre de auriculoterapia e tenho praticado. Mas para me aprofundar preciso seguir uma tecnica, acredito. Aprendi a auriculo do prof. Marcelo Pereira mas encontro informações contraditórias sobre as tecnicas, inclusive comparada com a de Nogier ou a chinesa. A tecnica de nogier é uma tecnica de reflexologia, diferente da auriculopuntura. Puxa estou um bocado confusa. Alguem me esclarece? Quero uma tecnica pra seguir! Também preciso de uma indicação de um bom livro que eu possa comprar, por favor?

    Curtir

    1. Avatar de Fernanda Mara dos Santos

      Bom dia Tati!

      Tudo bem com você?
      Primeiramente me perdoe pela demora da resposta da sua dúvida, mas acredite, as coisas andam um pouco corridas.
      Vamos ver se eu consigo te ajudar. A acupuntura auricular mais tradicional é a Chinesa. Porém, existem outras muitas escolas, como a Francesa, a Cubana, a Japonesa e a Brasileira. Se você for ler as teorias de cada uma das escolas, elas terão entre si, uma infinidade de diferenças, o que não significam que estão erradas ou que uma seja melhor do que a outra.
      O primeiro mapa a ser publicado e divulgado no Brasil, foi o do Prof. Marcelo de Souza que é fiel ao mapa Chinês original. Falo isso pois tive um mestre de acupuntura que é Chinês e no consultório dele tinha o mapa do prof. Marcelo todo escrito em Chinesa, em resumo, o mapa do prof. Marcelo é apenas a tradução do mapa original.
      O que você precisa fazer é estudar as técnicas e ver com qual delas você se sente mais segura e mais convencida do sucesso do tratamento. Atualmente eu ensino as técnicas Chinesa e Francesa, porém, na prática clínica não uso outra que não seja a Chinesa.
      Lembre-se que dentro da história da Acupuntura existem várias escolas pois a medicina chinesa era ensinada dentro de diferentes feudos. Nem mesmo o conhecimento Chinês chega a nós em uma única forma. Mas a essência do aprendizado é a mesma. A melhor técnica é aquela que cura ou melhora os sintomas dos seus pacientes.
      Se quiser colocar aqui uma dúvida específica do que esta te fazendo confusa é só compartilhar comigo que eu tentarei ajudar.

      Um grande abraço!

      Profa. Fernanda Mara

      Curtir

  10. Avatar de Kennedy Ogando

    Olá professora,

    gostaria de uma informação sobre bursite,quais pontos eu posso usar, qto tempo pode ficar.fico grato se vc puder me responder.beijos.Kennedy.

    Desde já, agradeço pelo seu esclarecimento.

    Abraços,

    Curtir

    1. Avatar de Fernanda Mara dos Santos

      Olá Kennedy,

      Tudo bem com você? Primeiramente gostaria de agradecer pela sua participação aqui no Facilitando a Acupuntura. Todos que deixam aqui suas dúvidas, opiniões e sugestões são sempre bem vindos!
      Quanto a sua dúvida, posso te dar dicas de pontos que ajudam a curar os sintomas da bursite, que são a dor e a limitação do movimento, mesmo assim, seria interessante pesquisar a fundo o caso do paciente para que seja descartada a possibilidade do paciente possuir algum fator interno de doença que deva também ser tratado. Em resumo, muitas vezes a bursite pode ser resultado de outro desequilíbrio interno, sendo consequencia de um problema e mao a causa.
      De uma forma geral, pontos que ajudam a diminuir a dor e a restrição de movimento da bursite são: IG14, IG15, TA15, TA7, TA5, VB39, B60, B62.
      Na auriculoterapia você pode usar: Shenmen, rim, simpático, analgesia, relaxamento muscular, ombrome clavícula.

      Bom, espero ter ajudado.
      Sucesso no tratamento.

      Um grande abraço,
      Profa. Fernanda Mara

      Curtir

  11. Avatar de Joice

    Parabéns sobre a explicação da formação de energia muito clara e simples tirou minhas duvidas estou muito agradecida.
    Gostaria de uma explicação ( aula) sobre Su antigos caso seja possível.
    Grata

    Curtir

Deixe um comentário