OS ZANG-FU – FÍGADO – FISIOLOGIA E PATOLOGIA (PARTE 1)

>

Retomando nossos estudos sobre Fisiopatologia Chinesa, hoje vamos falar sobre o Fígado.
Para Medicina Tradicional Chinesa, a principal função do Fígado é “Manter o Fluxo Harmônico de Qi e Xue”.

O Fígado recebe Yuan Qi (Qi Original) do Rim, e Armazena o Sangue (que é produzido pelo Baço) até surgir a necessidade de usá-lo em algum órgão. Assim, este órgão trabalha sobre demanda. Sempre que o corpo apresenta uma maior necessidade de Qi e de Sangue, é o Fígado que supre essa necessidade. Além disso, o fluxo natural da energia e do sangue também depende de um bom funcionamento do fígado.

O Fígado também controla e é afetado por estados de humor importantes, como a “reatividade” à certas situações, a raiva, o estresse, a frustração, a mágoa, entre outras. Quando uma pessoa aprestena irritabilidade e reatividade acentuadas, costumamos dizer que o Fígado está com a sua energia Yang afetada.

Este órgão se manifesta nas unhas, sendo que uma pessoa que possui unhas quebradiças ou onduladas possui uma certa fraqueza de Fígado. A visão também é de controle do Fígado. Quando estamos com a visão turva ou borrada, significa que o Fígado não está cumprindo sua função de nutrir os olhos, e quando os olhos apresentam prurido, ou vasos estourados, dizemos que o Fígado está mandando muito sangue para os olhos, com o seu Yang elevado.
Podemos até mesmo associar suas funções, com a conhecida frase que diz: “Ciclano ficou com os olhos vermelhos de raiva” –> Tanto a raiva quanto os olhos vermelhos são sinais de uma hiperfunção do Yang do Fígado.

A elasticidade dos tendões também depende de um Fígado trabalhando em harmonia. Quando o Fígado diminui seu funcionamento, ele deixa de nutrir os tendões, que se tornam rígidos e a tensão muscular aparece, e o indivíduo passa, também, a ter dores musculares.

Mas o que pode causar doenças no Fígado?

1) Fatores Patogênicos Externos: O Vento e a Umidade são os principais fatores que afetam o Fígado. O vento afeta primeiro as defesas do Pumão e posteriormente invade o Fígado, que pode por si só gerar vento interno. Já a umidade penetra diretamente no fígado e impede sua função de manter o fluxo harmônico de Qi e Xue.

2) Estresse Emocional: a raiva, a frustração, a irritabilidade causam estagnação da energia do Fígado, que se permanecer por longo tempo irá causar depressão. A angústia e a tristeza afetam principalmente o Pulmão, porém, se permanecerem por longo tempo sem tratamento, irão causar irritabilidade e confusão mental respectivamente.

3) Dieta: Consumo excessivo de:
a) alimentos de energia quente: carne vermelha, temperos e álcool – pode conduzir ao Fogo do Fígado.

b) alimentos gordurosos: derivados de leite, frituras -pode conduzir à Umidade no Fìgado.

c) Deficiência no consumo de alimentos formadores de sangue: grãos e carne – levarão à Deficiência de Sangue no Fígado.

4) Perda de Sangue: Perdas graves de sangue podem levar o Sangue do Fígado à Deficiência, como por exemplo em partos.

É necessário saber que todas essas causas de doenças citadas acima podem afetar as funções do fígado descritas no início deste post. Exemplo: Uma pessoa que consome excessivamente álcool e carne vermelha, pode ter fogo no Fígado, se tornando uma pessoa irritada, com olhos vermelhos, que coçam e visão turva. Pode ter também rigidez nos tendões que ressecam com o fogo e tensão muscular.

O Fígado é o órgão que mais possui Padrões para a Medicina Tradicional Chinesa, sendo assim, quase todas as doenças que estudamos, se não se originam no Fígado, lesam o mesmo, como consequência.

Sabendo disso, vamos então conhecer no próximo post os padrões de Excesso e Deficiência do Fígado. Por hora, vamos estudar, compreender melhor as funções e as causas de doenças deste órgão.

 

 

Dúvidas?

Respostas

  1. Avatar de Luiza

    professora Fernanda,Gostei demais da explicação sobre o Fígado, aliás, de todos escritos até agora. Você possui uma maneira bastante didática para explicar.Realmente consegue facilitar a acupuntura. Parabéns!Agora estamos aguardando a parte 2.De que maneira podemos contribuir para o bom funcionamento do Fígado? Dieta, exercícios?Vamos aguardar.Saudações,Luiza

    Curtir

  2. Avatar de Profa. Fernanda Mara

    Olá Luiza,Primeiramente obrigada por frequentar e postar no meu Blog e muito obrigada também por me incentivar com seus elogios… Sempre fico muito feliz quando vejo que estou conseguindo atingir meu objetivo de melhorar a compreensão das pessoas em relação à medicina chinesa.Hoje postei a segunda parte sobre Fígado, espero que você goste.Sobre as contribuições para um bom funcionamento de fígado podemos fazer muitas coisas entre elas:1) Evitar o excesso de alimentação com comidas de essência quente: como carne vermelha, álcool, comidas assadas (que normalmente são quentes e secas). Os alimentos excessivamente gordurosos também devem ser evitados. o Baço é o órgão mais afetado por esses alimentos, mas o Fígado sofre suas consequeências.2) Praticar meditação –> a meditação faz com que o estresse emocional diminua, uma vez que as tensões emocionais são as principais causas de doença no fígado, esta é uma maneira de se prevenir destas patologias.3) Vestuário adequado –> vestir-se não espondo os membros inferiores ao frio e à umidade diminui o risco de invasão do corpo por estes fatores, evitando também as doenças.4) Praticar atividade física: mantém o sangue e a energia do corpo em movimento, fazendo com que o fígado sempre precise se manter em funcionamento. Tudo que mantemos funcionando, mantemos saudável.Acredito que já seja um bom começo para proteger o Fígado não é?Qualquer dúvida estou por aqui, sempre às ordens.Um abraço e obrigada pela colaboração!Profa. Fernanda

    Curtir

  3. Avatar de Ana Paula

    Profa. Fernanda,

    Ando com um probleminha que há muito não me incomodava, e que é genético, acredito. Afinal, minha mãe tem e minha avó tinha. O que acontece é que ando meio mal do fígado e por isso minha visão fica com uma espécie de risco brilhante, ele treme e custa a passar. Cerca de meia hora depois passa, mas fico tonta e com dor de cabeça tipo enxaqueca. Ando enjoada e são náuseas fortes. Como pego ônibus cedo da manhã é muito incômodo. Fazem três semanas que estou assim, pois esse problema que dá na visão dá a qualquer hora do dia…Enfim, não sei do que se trata, sei que é do fígado, herdei da minha mãe e faz tempo que tenho isso, embora fizesse tempo que não se manifestava. A verdade é que não ando muito bem emocionalmente mesmo, alguns atritos em família…O que está acontecendo, estou preocupada, pois a frequência com que está acontecendo é intensa.
    Aguardo orientação, obrigada.
    Ana Paula.

    Curtir

    1. Avatar de Fernanda Mara dos Santos

      Olá Ana Paula!

      Tudo bem com você?
      Primeiramente me perdoe pela demora de minha resposta, estive “muito fora do ar” por conta de meu casamento e da lua de mel, porém agora estou de volta.
      Pela descrição do seu caso, segundo a ótica da Medicina Tracidional Chinesa, você possui SIM um desequilíbrio energético do fígado. Digo energético pois você pode até mesmo ir a um médico e fazer exames e pode ser que nada seja constatado no seu órgão.

      Acredito que você tenha uma Deficiência do Sangue do fígado, nos quais os sintomas são: sonolência ou alterações abruptas de humos, ver manchas ao olhar objetos, enxaquecas que melhoram quando você pressiona a cabeça ou ainda quando você come, unhas quebradiças entre outros sintomas.
      Além disso, quando falta sangue ao fígado, você irá gerar um desequilíbrio do estömago e no baço pâncreas (isso através de uma lei da medicina chinesa conhecida como avô e neto – quando o Avö está fraco, o neto fica forte – fígado é avô de baço)
      Quando você gera um excesso de baço e estômago, os sintomas são queimação, refluxo, vômitos, inchaço no abdome.

      A Acupuntura poderá te ajudar muito nesses sintomas, não só na utilização de agulhas, mas também com a utilização de fitoterápicos que ajudem a equilibrar o sangue do seu fígado.
      Para isso, recomendo que você procure um bom profissional em sua cidade. E no que eu puder ajudar, estarei as ordens.

      Um grande abraço pra você e melhoras!!

      Profa. Fernanda

      Curtir

  4. Avatar de Isadora

    Adorei seu blog! Muito bacana mesmo!!!

    Curtir

  5. Avatar de aurelia

    Oi Fernanda , estava procurando informações sobre a relação do fígado com os olhos.Tenho uma pessoa querida ele estava faz bastante tempo com o fígado alterado , somente que agora o médico alopático receito limpeza com alfa lipoicos e ele começo a ter episódios de quase ceguera e visao muito turba … podes indicar alguma orientação ao respeito desses episódios ?Grata se podes dar alguma orientação”!!

    Curtir

    1. Avatar de Fernanda Mara dos Santos

      Olá Aurélia!
      Bom dia!
      Para a Medicina Chinesa, o Fígado é o órgão que comanda ao bom funcionamento dos olhos. Qualquer substância usada que necessite do Fígado para absorção e metabolização, perderá causar alterações na vista, como as que estão acontecendo com a pessoa que você mencionou.
      Recomendo tomar água com limão, sem açúcar pela manhã, que ajuda no funcionamento e limpeza do fígado. A acupuntura e a auriculoterapia podem ajudar no processo.
      Na aurículoterapia, os pontos dos olhos, fígado yang e fígado são de grande ajuda. Na acupuntura sistêmica, o ponto F3 e o VB1 são boas escolhas.
      Espero ter ajudado!
      Grande abraço!
      Profa. Fernanda

      Curtir

Deixe um comentário