
Olá Fernanda, meu nome é Elaine, gosto muito do seu Blog e acompanho sempre que possível. Parabéns e obrigada por dedicar um pouco do seu tempo aos estudantes de MTC.Bem quanto ao caso clínico acho que se trata de um padrão de fogo no estômago, devido aos sintomas de queimação, calor e fome excessiva.Eu utilizaria os seguintes pontos: E21 – pois ele faz a limpeza do calor perverso do aquecedor médio. E36- é um ponto importante a ser usado em todas as afecções do estômago. VC12- ponto Mo de estômago. E25- para a obstrução intestinal. PC6- para acalmar o Shen.Ig4 pois libera ocalor interno e junto com o E36 circula o Yang Ming.Na aurículo utilizaria Shenmen, simpático, Rim, Intestino grosso, Estômago, Baço-Pâncreas,Tensão nervosa.O paciente deve evitar o consumo de alimentos quentes como carnes vermelhas, alimentos gordurosos e bebidas alcoolicas.Ele deve fazer uma alimentação mais regular e tentar combinar a carne com alimentos frios como saladas e frutas.Visto que a utilização só de alimentos frios também prejudicariam o estômago.Espero ter acertado , um abraço e até mais!!
CurtirCurtir
Olá Professora Fernanda,Concordo com a Elaine. Fogo no Estômago causado pelo estresse da mudança e pela dieta (carne, alcool).Sintomas de queimação, dor no estômago, sono inquieto, muita fome, deve ser calor ou fogo no E. A seleção de pontos também está ótima, apenas acrescentaria o E44 que clareia o calor, o E45 que clareia o calor e acalma a mente, melhorando o sono, BP6 que protege o Yin do estômago e acalma a mente. Aurículo faria os mesmos pontos. Recomendações alimentar seria evitar alimentos quentes, como carne vermelha, diminuir alcool. Obrigada por proporcionar esse estudo de caso. Muito bom.Saudações Luiza
CurtirCurtir
Bom dia Elaine e Luiza!Primeiramente obrigada por terem participado do nosso Blog Caso! E na sequência, gostaria de dar os Parabéns às duas!Vocês estão muito próximas de desvendar o Padrão do nosso paciente. Os pontos que vocês escolheram são muito bons, e confesso que minha escolha seria a mesma.A escolha de E44 é sem dúvida de extrema importância, visto que é o principal ponto do Meridiano do Estômago para remover o calor do mesmo. Mas, este paciente teria fogo ou calor no estômago? Qual seria a diferença de sintomatologia entre uma situação e outra?Vamos continuar discutindo?
CurtirCurtir
Está mais para calor do que para fogo no estômago, pois fogo no estômago é mais grave e causa maior secura, inclusive com sangramento gengival e irritabilidade. Nesse caso penso que ocorre também comprometimento do Fígado com estagnação de Qi, devido as laterais da lingua vermelha e ao estresse.Poderia ser acrescentado o F3 cruzado com CS6 para melhorar o fluxo do Qi. CS6 à esquerda e F3 à direita, por se tratar de homem. Aguardo comentário.Agradece, aluna interessada.
CurtirCurtir
Olá Aluna Interessada,Você está 100% correta! O Fogo no Estômago é mais grave que o calor no estômago e seu principal diferencia sintomático é a presença de sangramentos, que a paciente do caso acima não possui.Outra situação importante de se falar é que na presença de Fogo, há ressecamento dos fluídos com consequente formação de Fleuma. Com isso o paciente teria dores de cabeça, ruído na garganta e vômito de fleuma.Sendo assim, nosso caso está mais para um calor no Estômago do que para o Fogo. Porém, se um paciente nessas condições não for tratado, ele terá o agravamento da condição.Sempre que o elemento Terra está comprometido, existe uma enorme possibilidade do comprometimento do elemento Madeira. Com a lateral da língua vermelha, fica clara a afecção do Fígado.Usar F3 cruzado com CS6 é uma boa opção. F3 promove o Fluxo Harmônico de Qi e CS6 promove a circulação de Qi no Aquecedor médio e tonifica o Yin, que nosso paciente está precisando. Mas talvez usar o BP6 cruzado com o CS6 seria melhor.BP6 promove o fluxo de Qi, nutre e protege o Yin e reequilibra o Estômago. Você está indo muito bem!Qualquer dúvida é só postar por aqui!Abraço!Profa. Fernanda
CurtirCurtir
Deixe um comentário