Acupuntura e Câncer – Uma visão Oriental

Boa Tarde Leitores,

Após um certo tempo sem escrever devido à correria do dia a dia, estou de volta para, atendendo a pedidos, escrever um pouco sobre o Câncer, segundo a Medicina Tradicional Chinesa, diretamente de dentro do avião, voltando da bela Manaus.

Apesar da Medicina Ocidental olhar para o Câncer como uma doença incurável,  quando aprendemos o significado desta doença segundo a Medicina Tradicional Chinesa, compreendemos não só que ela é uma doença possivelmente curável como também uma doença evitável.

Para que possamos compreender o Câncer, partimos do princípio de que toda a formação de “massas” no nosso corpo é considerada FLEUMA.

A FLEUMA é produto de uma disfunção do Baço-Pâncreas. Quando o Baço-Pâncreas por algum motivo fica enfraquecido, ele falha em sua função de “Remover a Umidade Interna”.  A Umidade interna que permanece presa em nosso corpo, ao longo do tempo, deixa de ser fluída, tornando-se uma massa viscosa, a qual, damos o nome de FLEUMA.

São exemplos de FLEUMA no seus mais diversos graus de acometimento: catarro, cistos sinoviais, miomas no útero, cistos no ovário, cálculos renais ou na vesícula, tumores benígnos ou malígnos, entre outros.

O importante neste caso é saber: O que enfraquece o Baço-Pâncreas?

1) Fatores Patogênicos Exteriores à O Baço é facilmente atacado pela Umidade exterior. Ela pode invadir o corpo de diferentes maneiras, como circunstâncias ambientais ou hábitos de vida: morar em área ou casa úmida ou até mesmo usar roupas molhadas depois de nadar.

2) Tensão Emocional à perder-se em pensamentos, pensar no passado, e em casos extremos, ter pensamos obsessivos, preocupar-se em excesso, ficar triste e deprimido por longo período, frustração de longo prazo geram a estagnação da energia do Baço, que em longo prazo o fará entrar em deficiência.

3) Dieta à Diz-se que o BP prefere alimentos mornos e secos. Um consumo excessivo de alimentos frios, crus e úmidos,  prejudica a função de transporte e transformação do Baço, causando problemas digestivos como Umidade interior.

4) Doença Crônica à qualquer doença persistente tende a debilitar o Baço conduzir a uma deficiência da energia do mesmo.

5) Trabalho físico excessivo à O Baço é responsável por manter a força muscular. Quando existe um abuso da atividade física o Baço fica sobrecarregado e acaba por se enfraquecer.

6) Perda grande de sangue à O Baço é responsável pela produção de sangue. Quando por algum motivo o indivíduo passa por uma grave perda de sangue, seja por cirurgia, ou menstruações intensas por muitos anos, ou qualquer outro motivo, o Baço irá se sobrecarregar para produzir o sangue perdido, e consequentemente entrará em um estado de deficiência.

7) Doenças que afetam o Pulmão à Na Medicina Tradicional Chinesa,  diz-se que o Baço “é a mãe” do Pulmão, e que para se ter um Pulmão forte, o Baço precisa ser forte. Toda e qualquer doença que afete o Baço, irá, em longo prazo, afetar o Pulmão e toda doença do Pulmão irá sugar energia do Baço, enfraquecendo-o.

Tendo o conhecimento dos fatores que enfraquecem o Baço, podemos supor que nos prevenir do Câncer se resumiria em evitar os fatores que causam deficiência deste órgão, evitando assim a formação de Fleuma. O único caso de câncer, que em tese seria “impossível” de se prevenir são os causados supostamente por uma predisposição genética.

E a CURA do Câncer? Seria possível dentro do espectro da Medicina Tradicional Chinesa?

Se pensarmos que todos os tipos de tumor são considerados FLEUMA, e que a FLEUMA é um fator patogênico perfeitamente removível de nosso corpo, o tratamento do Câncer para Medicina Tradicional Chinesa estaria baseado em:

1) Remover a FLEUMA

2) Fortalecer o Baço Pâncreas e reestabelecer sua função de remover a Umidade Interna do Organismo, para que desta forma, a formação de Fleuma deixe de ser auto-permanente.

Além da Acupuntura, que seria essencial na remoção da Fleuma (que por ser fator patogênico é considerada uma doença de excesso), devemos também nos valer da utilização das Fitoterapia com ervas chinesas capazes de fortalecer o Baço, que possuindo uma doença crônica não ganhará energia suficiente apenas na utilização de agulhas.

** Necessário lembrar que a Acupuntura é capaz de melhorar doenças de excesso e doenças de deficiência de gravidade leve e mediana, porém, doenças de deficiência graves necessitam de ervas que possam nutrir os órgãos reestabelecendo suas funções. Substâncias nutritivas não são encontradas nas pontas das agulhas.

São pontos capazes de remover a Fleuma, a umidade e fortalecer o Baço: BP2, BP3, E40, E8, VB13, IG11, BP9, etc…

Um fitoterápico muito conhecido para fortalecer o Baço-Pâncreas e remover a Umidade é o Bu Zhong Gui Pi Tang, porém, antes de se indicar um fitoterápico para um paciente, é necessária uma avaliação minuciosa do caso, lembrando que Fitoterápicos são medicamentos que possuem química e mesmo que naturais podem causar efeitos colaterais graves. “A diferença entre o remédio a o veneno é a dose”.

Com isso, podemos concluir que:

– Se conseguirmos manter o Baço forte por toda uma vida, é possível evitar o Câncer e se o indivíduo já possuir a doença, é necessário remover a fleuma, fortalecer o Baço e reequilibrar os órgãos que foram afetados. A cura, em tese se faz possível.

“Não sabendo que era impossível, ele foi lá… E fez…”

Dúvidas?

Respostas

  1. Avatar de Kátia Regina Maia Avellar

    Bom dia Fernanda,

    Fui ouvinte de sua palestra no 1º Congresso de Acunpuntura Online.
    Obrigada por esta página maravilhosa!

    Que o Universo conspire sempre a seu favor.

    Beijos,
    Kátia

    Curtir

    1. Avatar de Fernanda Mara dos Santos

      Olá Kátia!

      Muito Obrigada pelo seu enorme carinho e por sua participação aqui no Facilitando a Acupuntura!
      Espero sempre poder contribuir um pouquinho no conhecimento de cada um!
      Se precisar de qualquer auxílio para estudar, estarei as ordens!

      Um grande beijo!
      Profa. Fernanda Mara

      Curtir

  2. Avatar de valeria fonseca

    Olá, lendo este blog sobre o Câncer, não entendi quando coloca que o Pulmão é a mãe do Baço, pela Teoria dos 5 elementos não seria o contrário?
    Me confundi nessa, por favor se possível me esclareça,desde já agradeço,
    Valéria.

    Curtir

    1. Avatar de Fernanda Mara dos Santos

      Valéria!!
      Muito Obrigada pelo seu comentário e pela correção!!! Estava errado mesmo e tão logo li o seu comentário eu corrigi 🙂 Graças à vocês que participam do blog eu tenho condições de reler e corrigir erros!

      Muito obrigada!
      Grande abraço

      Profa Fernanda Mara

      Curtir

  3. Avatar de Claudia Monnerat

    Profa Fernanda!
    Lendo esse texto parece que estou vendo você falar em aula.
    O texto, por sinal, muito bom: claro, objetivo e prático!
    Obrigada, continue com as suas orientções!!!
    Um grande abraço

    Curtir

    1. Avatar de Fernanda Mara dos Santos

      Olá Claudinha!

      Muito Obrigada por ter participado aqui do Facilitando a Acupuntura… E obrigada também pelo carinho! 🙂
      É sempre muito especial receber as mensagens dos leitores, sendo eles já meus alunos ou não.. Fico realmente muito feliz em saber que estou, de alguma forma, sendo útil!

      Saiba que, sempre que precisar, estarei as ordens!
      Um beijo grande!

      Profa. Fernanda Mara

      Curtir

  4. Avatar de Fernanda

    Ola, esse site facilitando na acupuntura é muito, muito bom..
    adorei…
    Parabens Profª Fernanda

    Curtir

    1. Avatar de Fernanda Mara dos Santos

      Olá Fernanda!

      Muito obrigada por participar aqui do Blog!!! As visitas são sempre bem vindas e posso tentar escrever sobre qualquer coisa que queira saber 🙂 Sempre pronta para tentar ajudar!
      Um grande abraço!

      Profa. Fernanda Mara

      Curtir

  5. Avatar de Christine

    Alo Fernanda.
    Aproveitando da sua generosidade , sempre tive alguma dificuldade com o meridiano da Bexiga. Existe alguma tecnica ou maneira de se ter certeza de que esta usando o ponto no local correto?
    E tambem quanto aos pontos extras HUA TUO JIA JI. Gostaria de aprender mais sobre eles e sabar colocar bem certas as agulhas.
    Um abraço e obrigado por vc existir
    Christine

    Curtir

    1. Avatar de Fernanda Mara dos Santos

      Olá Christine,

      Então… Eu diria para você que não existe uma técnica específica ou melhor que outras para encontrar pontos de acupuntura. Eu costumo pedir para os alunos fazerem uma pressão suficiente para sentir os dentes através da bochecha, e digo ser essa a pressão correta que devemos fazer sobre a pele para encontrar um ponto de acupuntura. Todos os meridianos de acupuntura passam sobre os músculos e sobre os ossos, e sempre temos uma maneira de encontrar os pontos pertencentes à eles através dos “acidentes ósseos” ou seja, através da medida a partir de uma protuberância ou depressão óssea. No caso do meridiano da bexiga, temos os pontos Shu Dorsais, que ficam situados na coluna. Esses pontos são mais fáceis de se encontrar pois distribuem-se em 2 linhas retas, sendo uma a 1,5 tsun (dois dedos) de distância do processo espinhoso das vértebras, e a segunda linha a 3 tsun (quatro dedos) de distância do processo espinhoso das vértebras.
      Se o paciente não sofrer de um deficiência grave de Qi, quando você acertar o centro do ponto de acupuntura, ele irá referir a sensação de um choque leve e que passa rapidamente, sensação a qual damos o nome de Te Qi… Se você conseguir fazer com que seu paciente sinta o Te Qi, tenha a certeza que acertou o ponto corretamente…
      No mais é muito treino e muita repetição!

      Espero ter ajudado, mesmo que em um assunto tão delicado à distância.
      Um abraço!

      Profa. Fernanda

      Curtir

  6. Avatar de Vanessa

    Boa tarde Fernanda…Gostaria que vc me informasse se há em Brasilia um local onde seja ministrado o curso de Dry Needling…Quem sabe não mereça uma postagem! Estou morando a pouco tempo nesta região e ainda não conheço escolas que ofereçam cursos para fisioterapeutas acupunturistas. Se possivel, me informe tb onde é possível comprar um WQ.
    Abraço, Vanessa

    Curtir

    1. Avatar de Fernanda Mara dos Santos

      Olá Vanessa!

      Tudo bem com você?
      Não saberia te informar ao certo, onde, em Brasília teríamos o curso de Dry Needling. Eu dou aula desta técnica, porém a única data marcada por enquanto é em Manaus, em outubro. Vou procurar me informar e ver se consigo te ajudar nas questões dos cursos.
      Uma excelente escola de Acupuntura em Brasília é a ENAc, onde ministrei aulas por mais de 2 anos. O site é http://www.enacdf.com.br
      Algumas vezes, eles oferecem cursos livres de diferentes abordagens.

      Sobre o WQ, talvez você encontre informações sobre quem vende até mesmo na própria ENAc, ou então nos sites: http://www.bioaccus.com.br, http://www.brasiloriente.com.br, http://www.ciadoterapeuta.com.br

      O WQ é um aparelho importado diretamente da China, e possui alguns problemas para entrar no Brasil. Mas alguomas escolas que fazem viagens para lá trazem o aparelho para vender no Brasil. O problema é que o mesmo não possui certificação nem garantia. Qualquer coisa que aconteça ao seu aparelho não terá como ajudar. E possuo um aparelho, porém, comprei usado de uma aluna que esteve na China. Hoje em dia já existem aparelhos nacionais que substituem as funções de um WQ.

      Quanto ao post sobre Dry Needling, adore a idéia! Sem dúvida será meu próximo assunto 🙂

      Um grande abraço!

      Profa. Fernanda Mara

      Curtir

  7. Avatar de Emerson Nogueira Vila Nova

    Saudações Fernanda!

    Como é bom encontrar um site tão bem elaborado em prol da ampliação e divulgação de um conhecimento tão bonito que é o da MTC. Parabéns!.
    Espero que suas postagens continuem fluindo para que possa, cada vez mais, criar um ambiente de referência no assunto, e no que depender, faço questão de divulgar seu cantinho virtual. Um grande abraço e gostaria muito de ler alguma postagem sua referente aos pontos psíquicos com maior ação no aspecto emocional.
    

    Grande abraço.

    Curtir

    1. Avatar de Fernanda Mara dos Santos

      Olá Emerson!

      Satisfação enorme em receber a sua participação em meu Blog! Fico contente, de coração, em saber que o objetivo pelo qual criei esse site está sendo cumprido 🙂
      Tenho estado um pouco ausente das publicações devido à algumas mudanças na vida profissional e pessoal, mas pode ter certeza de que irei escrever sobre os pontos psíquicos! Mesmo porque este assunto é deveras interessante 🙂

      Um grande abraço e muito obrigada por me ajudar a divulgar meu espacinho virtual!

      Profa. Fernanda Mara

      Curtir

  8. Avatar de Andreia Mitsuko Seto

    Professora Fernanda, o colesterol também pode ser considerado como fleuma ou umidade?
    Abraço Andreia

    Curtir

    1. Avatar de Fernanda Mara dos Santos

      Olá Andreia!

      Sim, o colesterol também é considerado um tipo de fleuma, visto que também é uma formação de massa viscosa. Porém, neste caso, além de fortalecer o Baço, precisamos também fortalecer o Fígado e a Vesícula Biliar que são os órgãos responsáveis por digerir gordura 🙂

      Espero ter ajudado!
      Conte sempre comigo.

      Profa. Fernanda Mara

      Curtir

  9. Avatar de Andreia Mitsuko Seto

    Profa. Fernanda, por favor poderia me ajudar, o paciente 39 anos está com cancer, tempo quente ele transpira muito, no tórax, cabeça. Não tem muita sede. Bebe água raramente, e quando toma água e gelado. língua inchada denteadas nas laterais e fissura no centro e saburra amarela na região. pulso diminuido no rim e pouco aumentado no baço. 8 criterios interno, excesso, calor, yin. subst fund. xue calor. zang fu def. qi do baço, 5 elementos terra.
    Abraço Andreia

    Curtir

  10. Avatar de Marcela

    Por isso que amo a Acupuntura!

    Curtir

  11. Avatar de Claudia

    Oi Fê! Muitas Saudades!!
    beijos!!!

    Curtir

  12. Avatar de Rodrigo Pollo

    Fiz curso de técnico em massoterapia e acho MTC muito complexa. Tento aprender o geral para saber explicar para as pessoas. Parabéns por dominar esses tantos detalhes.

    Curtir

Deixe um comentário