OS ZANG FU – BEXIGA – FISIOLOGIA e PATOLOGIA

 

Olá Pessoal!

Depois de longos meses estou pela segunda vez prometendo voltar a escrever com mais frequência aqui no Facilitando a Acupuntura. Já há algum tempo um leitor me chamou à atenção de que eu não havia escrito sobre a Fisiologia e Patologia da Bexiga. Então, vamos corrigir esta falta falando sobre a Fisiologia e a Patologia deste órgão.

Para a Medicina Tradicional Chinesa, a Bexiga tem como principal função: Remover a Água por meio da Transformação de Energia, ou seja, a Bexiga irá receber energia do Rim para transformar os fluídos, recaptando o que for puro e excretando o que for impuro através da urina. Em resumo, a Bexiga trabalha para Medicina Chinesa basicamente as mesmas coisas da Medicina Ocidental –> Armazena e excreta urina.

Apesar de sua função ser simples, a Bexiga possui o maior e mais complexo meridiano de acupuntura do corpo, totalizando 67 pontos bilaterais e contendo em si uma importante categoria de pontos conhecida como Shu Dorsais que podemos descrever com mas profundidade em outro post.

Existem várias evidências mostrando que as funções da Bexiga estão relacionadas ao Yang do Rim. Quando o Rim é saudável, a Bexiga funciona bem. Se o Rim é afetado por alguma patologia, principalmente as de natureza Yang, a Bexiga também irá sofrer.

Mas, o que pode deixar a Bexiga doente?

1) Fatores Patogênicos Externos: a exposição excessivo ao clima frio e úmido pode afetar a Bexiga, causando quadros inflamatórios como a cistite. Também pode ocorrer a invasão de umidade calor, gerando candidíase, leucorréia, entre outras patologias.

2) Tensão Emocional: a Bexiga, assim como Rim é afetada pelo medo. Especialmente nas crianças, o medo, a ansiedade  ou a insegurança podem causar o Afundamento da Energia da Bexiga, o que resulta na enurese noturna (conhecida popularmente como “xixi na cama”). Em adultos, a tensão emocional se manifesta na Bexiga como ciúme ou sensação de suspeita.

3) Atividade Sexual Excessiva: como já sabemos, a atividade sexual excesiva prejudica o Yang do Rim (principalmente em homens) e por consequência acaba afetando a função da Bexiga. A atividade sexual precoce pode prejudicar os Vasos Penetrador e Concepção e causar problemas urinários na vida futura.

4) Atividade Física Excessiva:  O exercício físico excessivo, especialmente os que envolvem levantamento de peso, pode debilitar o Yang do Rim e da Bexiga, conduzindo ao padrão de Bexiga deficiente e fria.

Sabendo os motivos pelos quais a Bexiga pode se tornar doente, vamos conhecer o Padrões que afetam a mesma.

Padrões de Bexiga

– Padrões de Excesso

a) Umidade Calor na Bexiga: sintomas de queimação ao urinar, urina escura, dificuldade para urinar, febre, sede sem vontade de beber, sangue na urina. Este padrão normalmente ocorre por exposição excessiva à Umidade-Fio que com o tempo se transforma em Umidade Calor. Até mesmo a tensão emocional, como o excesso de ciúme pode ocasionar esse padrão.

b) Umidade Frio na Bexiga: sintomas de dificuldade para urinar, sensação de peso, urina turva e pálida. Este padrão também ocorre por invasão de fator patogênico, através da exposição excessiva à umidade-frio.

– Padrões de Deficiência

a) Bexiga Deficiente e Fria: sintomas de micção frequente com urina abundante e pálida, incontinência, dor lombar, secreção uretral branca, sensação de frio. Este padrão ocorre quando o paciente apresenta Deficiência do Yang do Rim, ocasionada por excesso de atividade fisica ou sexual.

Como observado, a Bexiga possui poucos padrões, e o mais severo deles é o de Deficiência, pois está diretamente relacionado à um mau funcionamento do Rim. Neste último caso, o terapeuta deverá tratar não somente a Bexiga mas também o Rim, para que a doença não se torne auto-permanente.

Dúvidas?

** Observação: a foto colocada neste post foi tirada em uma das minhas aulas na Pós Graduação do Centro de Estudos Firval – http://www.firval.com.br

Respostas

  1. Avatar de Vanessa

    Que bom que esta de volta…vc esta no rol dos meus blogs favoritos…contamos mto com sua contribuição….escreva muito….escreva sempre…abraços…Vanessa

    Curtir

  2. Avatar de Silvana

    Gosto muito do seu blog!!! você tem uma ótima didatica…
    Fica a vontade para escrever sempre rsrs
    Beijos
    Silvana

    Curtir

  3. Avatar de Priscila

    Olá Fernanda!
    Observei que faz mais de 1 ano que vc não escreve. O que aconteceu? Precisamos de vc, não nos abandone!!!
    Vc não faz idéia de como seu blog, realmente, facilita nossos estudos. Volta, volta!!!

    Curtir

  4. Avatar de Luiz Henrique da Silva

    Muito bom e coerente a parte do texto que fala do ataque de vento.

    Curtir

  5. Avatar de nilma p echeverria

    Gosto das medicinas alternativas, ja fiz alguns cursos, mas as vezes tenho duvidas, por isso acho importante fazer pesquizas e achar blogs muito bons.
    atenciosammente
    nilma

    Curtir

  6. Avatar de Renata

    Parabéns, seu blog é excelente. Estou fazendo minha pós em Acupuntura, não sabe o quando nos ajuda. Uma linguagem bem clara. excelente trabalho.

    Curtir

  7. Avatar de Marlene Pereira Aguiar

    Olá Fernanda, gostei bastante do seu blog e como enfermeira, pude aproveitar toda orientação que você nos disponibilizou no blog, Com certeza, isso nos instrumentaliza e nos orienta nas recomendações de prevenção, tratamento e reabilitação das doenças dos clientes. Parabéns!!

    Grande abraço,

    Marlene Pereira Aguiar

    Curtir

  8. Avatar de Marcia Vieira Medina

    Olá Professora, sua maneira de descrever o conhecimento da MTC, realmente facilita a nossa compreensão! Muito grata por isso!
    Professora, eu senti falta de um capítulo relacionado ao Rim-Shen (fisiologia e patologia)

    Grata mais uma vez!

    Curtir

Deixe um comentário