Shenmen ou Relaxamento? Qual o melhor ponto para ansiedade?

Boa tarde leitores!

Espero que todos estejam bem!

Começo o post de hoje com uma nova pretensão. Usar o espaço deste blog para desenvolver assuntos diferentes das redes sociais, ou seja, ao invés de dicas, discutir também artigos científicos. E o que escolhi hoje é muito interessante.

Na revista Anesthesia & Analgesia 92(2):p 548-553, February 2001, foi publicado o artigo: Auricular Acupuncture: A Potential Treatment for Anxiety, disponível aqui.

O objetivo deste artigo foi avaliar a melhora da ansiedade em 55 pacientes, 48 horas antes de procedimentos cirúrgicos. Os pacientes foram distribuídos em 3 grupos:

a) Grupo Shenmen
b) Grupo Relaxamento
c) Grupo Simulado

Foram utilizadas agulhas semi permanentes e foram avaliados Ansiedade situacional, pressão arterial, frequência cardíaca e atividade eletrodérmica 30 minutos, 24h e 48hs após a inserção.

A análise estatística das variáveis demonstrou diferença significativa entre os três grupos de tratamento, sendo o grupo Relaxamento o que se mostrou menos ansioso aos 30 minutos e às 24 horas em comparação aos outros dois grupos.

Este resultado chamou muito a atenção, pois normalmente, o ponto Shenmen sempre é o primeiro ponto escolhido em auriculoterapia no tratamento da Ansiedade.

Deixo aqui a localização destes dois pontos importantes:

Você já tinha imaginado que o ponto de Relaxamento seria mais interessante no tratamento de Ansiedade que o ponto Shenmen?

Em minha prática clínica, para ser muito honesta, sempre uso os dois. E os resultados são excelentes!

Via de regra, uso os pontos em uma orelha por vez e os alterno uma vez por semana ou no máximo uma vez a cada 10 dias.

No caso de agulhas, não há necessidade de estimulação dos pontos (com pressão dos dedos). No caso de esferas/ sementes é importante que se estimule 3x por dia.

Aos acupunturistas, deixo a sugestão de ambos e peço para que me contem seus resultados.

Aproveita e conta pra gente se vocês gostaram desse formato de estudo de artigos científicos!

Um abraço carinhoso à todos!

Fernanda

Obs: está procurando um curso de Auriculoterapia online? Clique aqui para conhecer o nosso curso 🙂

Deixe um comentário