>Dando continuidade ao estudo dos Zang-Fu, é chegada a vez do Coração.
Apesar de ser um órgão de extrema importância para Medicina Chinesa, o Coração possui um estudo relativamente mais fácil que os demais órgãos por seu meridiano possuir apenas 9 pontos bilaterais.
O Coração ajuda o Pulmão na formação do Zhong Qi (Qi Torácico), tão importante na transformação das energias Pós Celestiais, como a Wei Qi (Qi de Defesa) e o Ying Qi (Qi Nutritivo).
Pertence ao elemento Fogo, e como tal possui funções reguladoras do metabolismo humano e possui várias funções dentre as quais estão:
– Controlar o Sangue e os Vasos: O Coração mantém o fluxo de sangue dentro dos vasos, com a finalidade de nutrir os tecidos e levar o Qi nutridor a todo corpo. Necessário entender que o BP produz o sangue, o Fígado envia o sangue para os tecidos (incluindo os vasos sanguíneos) e o coração mantém o fluxo desse sangue que lá chega.
** Se o BP falha em produzir sangue, o Fígado não tem quem distribuir. Se o Fígado falha em distribuir, o Coração falha em manter o fluxo de sangue.
– Abrigar a Mente: Sono, pensamento e “espírito” são governados por esta função do Coração. Um Qi saudável leva a um bom sono, memória eficiente e a um estado de alegria. O Nei Ching inter-relaciona estas duas funções: “Coração domina os vasos e os vasos suprem a mente”.
A memória do Coração é a memória de assimilação das coisas que não esquecemos, como andar de bicicleta, ou ainda aprender uma outra língua. A memória de aprendizado (como assistir à uma aula e conseguir decorar coisas aprendidas nela) é de responsabilidade do baço. E a memória de passado pertence ao rim, que está ligado à essência. Para decorar qual memória pertence ao coração, basta lembrar da expressão em inglês que diz: Learn by heart (aprender com o coração) que significa decorar.
– Abrir-se na Língua: Esta função está relacionadas a uma boa sensibilidade (paladar), mobilidade, coloração e forma da língua. Diz-se que a língua é o espelho do Coração.
A “fala” também é de responsabilidade do Coração. Se uma pessoa fala demais, ela pode estar passando por uma doença de excesso relacionada a esse órgão, se fala pouco, pode faltar energia ao mesmo. Por outro lado, o tom e a altura da voz dependem do Pulmão.
Sabendo das responsabilidades do Coração, podemos então, resumir os principais Sinais e Sintomas do Coração:
– Quando ao coração falta energia, o indivíduo apresenta temor ao frio, melhorando com o calor, visto que com a falta de circulação de sangue, não há aquecimento do corpo e principalmente as extremidades ficam frias por não receberem nutrição. Se ao coração falta energia, ao corpo falta Fogo, sendo assim, a tez e a língua serão pálidos.
– Se o coração é fraco, a respiração também se torna fraca, uma vez que haverá diminuição na formação de Zhong Qi (Qi Torácico) que possui função de expandir a caixa torácia.
– Os lábios podem aparecer azulados quando o Coração não tem força suficiente para “empurrar” o sangue, que ficará estagnado.
– Quando ao Coração falta sangue, o pulso será fraco e a mente pode apresentar vertigens, síncope e perturbação. É preciso saber que a mente se “ancora” na existência de sangue. Se o Coração não tiver força para manter o fluxo de Xue, o mesmo não irá nutrir a mente, que ficará perdida apresentando sintomas como os anteriormente descritos.
Todas as doenças acima descritas ocorrem pelo Vazio do Coração, ou seja, quando à esse órgão faltam substâncias vitais. As causas de enfraquecimento do Qi, do sangue e do Yang do coração podem estar relacionadas à:
– uma doença aguda e violenta;
– uma doença crônica;
– velhice;
– fator hereditário;
– fraqueza constitucional;
Quando o Coração sofre de doenças de Plenitue (lembrando que a plenitude está sempre relacionada à estagnação de Qi e/ou Xue neste órgão, visto que ele é o único que não pode ser invadido por fatores patogênicos externos) alguns sintomas podem ocorrer como por exemplo:
– Rosto avermelhado, boca seca, sede – o sangue sobe em excesso para cabeça, deixando-a avermelhada, o fogo sobre deixando a boca seca e o indivíduo com sede. Com o calor, consequentemente a pulsação será rápida.
– cansaço excessivo, precordialgias – com o Qi e/ou o sangue sentem dificuldade de circular, ficam retidos na área do coração, impedindo a formação do Zhong Qi, dificultando a respiração, gerando cansaço e sensação de peso sobre o Coração.
– Insônia, agitação, abundância de sonhos, estado de excitação, agressividade, delírio verbal, choros e risos sem causa – Se o Qi e o Xue estão estagnados, a mente não será nutrida, e não terá onde se ancorar, gerando diversos sintomas mentais.
Mas o que Pode Causar doenças no Coração?
1) Fatores Patogênicos Exteriores: Os fatores climáticos não afetam o Coração de forma direta, mas sim o Pericárdio. Quando há fogo e calor no Pericárdio, este órgão irá afetar o Coração.
2) Emoções:
2.a) Alegria: alegria excessiva e excitação diminuem o movimento do Qi do Coração e o torna deficiente. É uma causa comum de desarmonia do coração.
2.b) Tristeza e Pesar: afetam primeiramente o Pulmão, causando deficiência do Qi do Pulmão, que com o tempo, afeta o Coração e torna o seu Qi deficiente (visto que estes dois órgãos trabalham conjuntamente). Por um longo período podem ocasionar estagnação de Qi, que por sua vez, pode se transformar em Calor. Quando isso acontecer, eles causarão calor no Coração.
** Na Medicina Chinesa, tudo que chega no pleno estado de Vazio, vira Excesso. OU seja, o Qi fica deficiente de tal forma, que o corpo se agita na tentativa de se reestabelecer, e com isso, gera calor.
2.c) Raiva: afeta o Fígado, causando a subida do Yang do Fígado ou do Fogo do Fígado, e pode ser transmitido facilmente ao Coração, causando Fogo no Coração, visto que Fígado é mãe de Coração. (Lei de Mãe e Filho: quando a mãe está em plenitude, ela passa a plenitude para o filho).
2.d) Preocupação: a preocupação “amarra” o Qi, afetando o BP e o Pulmão. Afeta também o Coração, causando estagnação do Qi do mesmo, resultando em palpitações e insônia.
** BP é filho de Coração. Quando o Qi fica estagnado no BP, o mesmo não flui em direção ao Pulmão, e neste caso temos um duplo problema: O Coração tenta inicialmente ajudar o seu filho energético, no caso BP, e torna-se fraco. O Pulmão, que trabalha em conjunto com o coração também não recebe energia, e fracassa em seu objetivo de ajudar o Coração na produção de Zhong Qi, mais uma vez o Coração enfraquece.
Conhecendo os principais sinais e os sintomas, bem como os motivos que causam doenças no Coração, já podemos conhecer o nome dos Padrões que podem existir neste órgão:
Padrões de Deficiência do Coração
1) Deficiência do QI do Coração: Sintomas como palpitações, encurtamento da respiração em esforços, face pálida, transpiração espontânea, cansaço, depressão moderada.
2) Deficiência do Yang do Coração: Sintomas como palpitações, mãos frias, cansaço, face pálida e brilhante (quando falta Yang falta calor e sobra frio e umidade).
** Sempre que tivermos uma Deficiência de Yang os sintomas serão relacionados ao frio e à umidade.
3) Colapso do Yang do Coração: Sintomas de cianose nos lábios, membros frios,
compleição branco acinzentada, em casos graves COMA. Neste caso, o indivíduo está tendo uma parada cardíaca, de maneira que o Yang que representa o calor e a movimentação já não existe mais.
4) Deficiência de Sangue do Coração: Sintomas como palpitações, insônia, memória fraca, ansiedade, compleição pálida e opaca. Sem sangue a mente não ancora, a memória fica falha e o indivíduo fica agitado.
5) Deficiência do Yin do Coração: Sintomas como palpitações, inquietude mental, transpiração noturna, língua sem revestimento, calor por deficiência, rubor malar, sensação de calor especialmente à noite, “sensação quente e de aborrecimento”, calor nas 5 palmas.
** Sempre que houver uma deficiência de Yin de qualquer órgão, os sintomas serão sempre muito semelhantes. Importante lembrar que na deficiência de Yin temos uma deficiência dos fluídos corpóreos e uma tendência à deficiência de Sangue, visto que o Sangue é de natureza Yin. Com isso, resta o Yang, que representa o calor e a secura. Sempre que houver uma deficiência de Yin, os sintomas estarão relacionados ao calor e à secura.
Padrões de Excesso do Coração
1) Agitação do Fogo do Coração: Sintomas como palpitações, sede, úlceras na língua, urina escura ou sangue na urina, agitação. Língua vermelha. Acontece principalmente por questões emocionais e por uma alimentação com comidas extremamente quentes.
2) Fleuma Fogo Perturbando o Coração: Sintomas como palpitações, sede, todos os sintomas mentais, expectoração de fleuma, som crepitante na garganta.
** A Fleuma é produzida no Baço-Päncreas e normalmente armazenada no Pulmão que tem íntima ligação com o Coração. A Fleuma é capaz de obstruir o coração, causando sintomas principalmente na mente, que é de controle deste órgão.
3) Fleuma Anuviando a Mente: Sintomas de confusão mental, som crepitante na garganta,
fala incoerente e inarticulada, vômito de fleuma. É extremamente parecido com o padrão anterior, porém, como não há fogo envolvido, sintomas de calor e secura não estão presentes.
4) Estagnação do Qi do Coração: Sintomas como palpitações, sensação de opressão no tórax, depressão, encurtamento da respiração, suspiros, membros fracos e frios, lábios ligeiramente púrpuros e compleição pálida.
** Neste caso, a energia que deveria estar circulando está parada no Aquecedor Superior, por isso sensações envolvendo a região do tórax, e nas extremidades, como falta Qi e consequentemente Sangue, irão existir sintomas de frio e palidez.
5) Vaso do Coração Obstruído: Sintomas como palpitações, encurtamento da respiração com incapacidade para se deitar, depressão, inquietude mental, dor em punhaladas na região cardíaca, podendo afetar ombro e dorso. Dor que piora no frio e melhora
com o calor.
**Essa é uma condição complexa caracterizada por estase de Sangue, Fleuma, Estagnação de Qi e Frio.
Para a Medicina Chinesa, cuidar do Coração nada mais é do que cuidar da Mente. Com o conhecimento obtido através deste post, fica a pergunta: Como está seu coração? Como vai a sua mente??