ENTENDENDO O PARKINSON SEGUNDO A MEDICINA TRADICIONAL CHINESA

Boa Noite Queridos Leitores,

Mais uma vez peço desculpas pela demora em voltar a escrever. A vida anda corrida, muitos pacientes e muitos cursos me fazem ter um pouco menos de tempo do que gostaria para me dedicar ao Blog.

Prometo que muito em breve todas as mensagens que recebo serão publicadas e respondidas. Agradeço a compreensão de todos 🙂

Hoje vou escrever um pouco sobre a doença de Parkinson segundo a MTC. Acredito ser um assunto interessante, e depois podemos voltar, sem maiores problemas, a discutir as “Várias Avaliações da Medicina Tradicional Chinesa”.

A Doença de Parkinson é uma síndrome caracterizada por lentidão de movimento, rigidez e tremor resultante de disfunção nos glânglios da base, com diminuição da dopamina e aumento da acetilcolina, (que gera os tremores e a rigidez), definição esta, da Medicina Tradicional Ocidental.

Na maioria dos casos, o início da doença se dá entre os 50 e 60 anos sendo o primeiro sintoma o tremor das mãos. A face perde seus movimentos expressivos deixando o doente com o “rosto mumificado”. A coordenação fina, como a habilidade de escrever, se torna cada vez menor.

Na MTC, a Doença de Parkinson aparece sob o sintoma de “Convulsões” e é sempre relacionada ao Vento do Fígado. Porém, há que se saber que o tremor é SEMPRE devido à falta de nutrição dos Meridianos e tendões pelos fluídos e pelo sangue. Obtendo essa compreensão, é necessário que o Acupunturista que irá tratar o doente de Parkinson sempre use pontos para eliminar o Vento do Fígado e pontos para Nutrir o Qi e o Xue.

Mas o que causa a doença de Parkinson?

1) Excesso de Trabalho e de Atividade Sexual –> Causa a  deficiência do Yin do Rim que falha em nutrir o Yin do Fígado gerando aumento do Yang do Fígado  que, consequentemente, gera vento e portanto, tremores.

2) Alimentação: alimentos que geram mucosidade (como leite, derivados e comidas com alto teor de gordura) se combinam com o Fogo, principalmente se o indivíduo consumir bebidas alcoólicas. Se associados ao Vento do Fígado, já comum em idosos, ocorre Parkinson.

** Pessoas jovens com má alimentação e estresse emocional que também geram vento no Fígado também estão propícios a ter Parkinson.

** É importante saber que a mucosidade obstrui os Meridianos e impede os fluídos e o sangue de nutrí-los, gerando tremor.

3) Estresse Emocional: A raiva, a frustração e o ressentimento causam ascensão do Yang do Fígado, que com o tempo, pode gerar Vento interno. O simples fato de existir vento interno já pode ocasionar sintomas de Parkinson.

Como deve ser feito o Tratamento de Acupuntura?

– Primeiramente é necessário usar pontos gerais para expelir o vento, como: VB20, IG11, TA5, VB34, F3.

– É necessário também ser utilizados pontos locais no membro afetado pelo tremor, melhorando assim a nutrição tecidual diminuindo os tremores e qualquer outro tipo de incomodo como as dores. São pontos gerais para o braço: IG11, IG10, TA5 e IG4 e para a perna: E31, VB31, E36, VB34 e E41.

Na doença de Parkinson, 3 Padrões podem ser diferenciados:

1) Deficiência de Qi e Sangue:

Sintomas: tremor demorado de um membro, tez pálido-amarelada, expressão facial fixa, falta de vontade de falar, rigidez occipital, cãibra nos membros, dificuldade em mover-se, andar descoordenado, tontura, visão borrada, transpiração que piora com o movimento. Língua: pálida, inchada, trêmula e denteada. Pulso: Fino.

Tratamento: Tonificar o Qi e Nutrir o Sangue, Fortalecer os Meridianos de Conexão e expelir o Vento.

Pontos Gerais: E36, BP6, VC4, F8, VB34.

2) Mucosidade – Calor Agitando o Vento (Alimentação):

Sintomas: Obesidade, expressão facial fixa, falta de vontade de praticar exercícios, sensação de opressão no tórax, boca seca, transpiração, tontura, escarro amarelado, rigidez no pescoço e nas costas, tremor de um membro que pode ser cessado.Língua: Vermelha, revestimento amarelo pegajoso. Pulso: em Corda, Fino e Rápido.

Tratamento: Eliminar a Mucosidade, clarear o Calor, extinguir o Vento e fortalecer os meridianos de conexão.

Pontos Gerais: E40, VC12, B20, BP6, BP9, F3.

3) Deficiência de Yin do Fígado e Rim (Excesso de Trabalho/Sexo):

Sintomas: Constituição magra, tontura, zumbido, insônia, sono perturbado pela presença de sonhos, cefaléia, transpiração noturna, inquietação mental, dor nas costas e nos joelhos, formigamento dos membros, rigidez no pescoço e nas costas, tremor na cabeça e queixo, dentes cerrados. Tremor prolongado de um membro com amplitude acentuada. Cãibras nos membros, andar difícil e desajeitado, expressão facial fixa, memória fraca. Língua: Fina, vermelha sem revestimento e móvel. Pulso: fino e rápido ou flutuante e vazio.

Tratamento: Nutrir o Yin, extinguir o vento, fortalecer os Meridianos de Conexão.

Pontos Gerais: VC4, B23, R3, BP6, B18, F8 e F3.

Qual o Prognóstico do Paciente Parkinsoniano?

A Doença de Parkinson pode ser controlada com grande progresso com a utilização da Acupuntura. E muitas vezes, quando há um padrão que envolve severa deficiencia de Qi e/ou de sangue, além da acupuntura, será necessária a utilização das ervas chinesas, contudo, não há remissão total da doença.

Pesquisas mostram remissão de até 75% dos tremores do Parkinsoniano quando cuidados com acupuntura associada à fitoterapia e auriculoterapia.

É importante que o acupunturista compreenda as causas da doença bem como seus sintomas. Não existe tratamento de Parkinson, com acupuntura, que não envolvam pontos que removam o vento e que nutram os tecidos.

Dúvidas?