Para Medicina Tracidional Chinesa, o Estômago é a Víscera mais importante a ser estudada, pois tem íntima relação com a Transformação de Energia.Assim como na Medicina Ocidental, o Estômago tem função de Receber os alimentos para realizar o Amadurecimento e a Decomposição dos mesmos.
Após esta etapa, o Estômago fica responsável por controlar a descida da Essência do Alimento para o Baço Pâncreas, que transformará essa essência em GU QI (energia dos alimentos).
Além deste processo digestório, é o Estômago a víscera responsável pela produção dos fluídos corpóreos, que permitem a lubrificação do organismo, como as mucosas, os olhos, permite salivação entre outros. Na ausência de fluídos corpóreos, o corpo apresenta sintomas de secura, como pele seca, olhos secos, garganta seca, sensação de febre, falta de fluidez no sangue, voz fraca e impossibilidade digestória.
As vísceras, na MTC possuem funções mais simples que os órgãos, mas mesmo assim, podem causar doenças no organismo quando estão em desequilíbrio.
Mas o que pode causar doença no Estômago?
1) Dieta: A dieta é, obviamente, a causa principal da patologia do Estômago. Ela pode ser abordada sob diferentes pontos de vista:
** De acordo com a natureza dos alimentos ingeridos: o Estômago não funciona bem com o excesso de alimentos quentes, como carne vermelha, bebidas alcoólicas, excesso de temperos na comida, café, etc…
– Alimentos excessivamente frios ou pobres em proteínas, quando consumidos em excesso causam Deficiência de Estômago.
**Irregularidade no horário das refeições: quando o indivíduo come em horários irregulares, tendo uma diferença de muitas horas entre uma refeição e/ou outra ou come tarde da noite faz com que a energia do estômago se enfraqueça.
** Condições da alimentação: comer em frente à TV, ou em pé, com pressa, comer estressado ou trabalhando são exemplos de más condições de alimentação. Fatores estes que enfraquecem a Energia do Estômago.
2) Tensão Emocional:
– A Preocupação e os pensaentos excessivos: de modo semelhante ao BP, causará estagnação de Qi no Estômago gerando dor irritante em queimação, eructação e náusea.
– A Atividade Mental Excessiva por muitos anos conduz à deficiência do Qi do Estômago.
– A Raiva também afeta o Estômago, embora apenas indiretamente por meio do Fígado. Raiva, frustração e ressentimento causam estagnação do Qi do Fígado, que invade o Estômago, resultando em náusea, eructação ou dor em distensão.
3)Fatores Patogênicos Externos: o Estômago pode ser afetado diretamente por fatores climáticos, em especial pelo Frio, que gera dor aguda
repentina e vômito.
** É importante saber que problemas no Estômago desencadeiam problemas no Baço, que não recebendo os alimentos não formará o Gu Qi, que consequentemente paralizará a produção energética do Pulmão (Pulmão une Gu Qi ao Zhong Qi e forma as energias de Defesa (wei qi) e energia de nutrição (ying qi)). Em longo prazo, a diminuição da produção energética no corpo causará problemas em todos os órgãos do corpo, gerando uma Deficiência Geral de Energia.
** Também é necessário lembrar que o Estômago afetando o Baço e gerando doença crônica no mesmo, afetará também o Rim, que é o órgão da Essência Vital. Com a essência Vital afetada, o paciente poderá entrar em depressão, com perda da força de vontade e ausência da vontade de viver.
Com esse conhecimento, vamos ver os padrões de Estômago.
Padrões de Deficiência do Estômago
1) Deficiência do Qi do Estômago: sintomas de cansaço de manhã, sensação desconfortável no epigástrio, falta de apetite, ausência de paladar, fezes amolecidas. Este padrão acontece principalmente pela dieta pobre em nutrientes e proteínas (subnutrição) e também pela dieta irregular.
– Assim como o Estômago pode lesar o Baço, o Baço também poderá interromper o funcionamento do Estômago se suas funções de transformação e transporte de energia estiverem afetadas. Com isso, esse padrão pode ser causado também por uma deficiência do BP.
2) Estômago Deficiente e Frio: sintomas de desconforto no epigástrio que melhora após comer, cansaço, membros frios, preferência por líquidos e alimentos mornos, vômito de fluídos puros.
– Assim como o padrão anterior, este padrão pode ser ocasionado pela dieta irregular ou pobre em nutrientes. Porém, a invasão de frio externo pode ser também a causa deste padrão.
3) Deficiência do Yin do Estômago: sintomas de dor epigástrica surda, boca seca, falta total de apetite ou fome sem vontade de comer, sensação de plenitude após comer.
– A Deficiência de Yin diz respeito à falta de fluídos no estômago. Quando ao estômago falta fluídos, a digestão se torna difícil, por isso o corpo responde com falta de apetite (não se pode comer se não se pode digerir). A sensação de distensão ápós comer se dá pela digestão difícil e lenta.
-Este padrão pode acontecer pela dieta irregular, por doenças febris que secam os fluídos, pelo uso excessivo de medicamentos e antibióticos, que geram calor interno ou ainda pode ser congênita, ou seja, o paciente pode ter nascido com uma deficiência do Yin do Estômago.
Padrões de Excesso do Estômago
1) Estagnação do Qi do Estômago: sintomas de dor e distensão epigástricas, eructação,
náusea, vômito, soluço, irritabilidade.
– Neste caso o alimento estará parado no estômago, com sérias dificuldades de ser digerido, o que causa a distensão do epigástrio. É necessário relembrar que toda estagnação de Qi, independente do órgão onde esta situação acontece, irá gerar sintomas psíquicos, neste caso, manifestado por irritabilidade.
– A dieta irregular e a tensão emocional são os principais causadores deste padrão.
2) Fogo do Estômago (Ou Fleuma Fogo): sintomas de queimação no epigástrio, sede
com vontade de beber líquidos frios, inquietude mental, sangramento gengival, aftas, mau hálito, fome excessiva.
– Se houver fleuma: os mesmos sintomas anteriores acontecerão acrescidos de sensação de opressão no tórax, muco nas fezes, expectoração de fleuma, distúrbio mental.
– A dieta com abuso dos alimentos quentes e a tensão emocional (que sempre gera estagnação e estagnação sempre gera calor) são os principais precursores deste padrão.
3) Frio Invadindo o Estômago: sintomas: dor repentina no epigástrio, vômito, sensação
de frio, preferência por líquidos quentes. Se houver a ingestão de fluídos frios, haverá vômito logo após o consumo dos mesmos.
– O consumo excessivo de alimentos frios, ou permanecer em locais frios com vestuário inadequado podem gerar este padrão. É inevitável orientar pessoas que abusam de dietas a base de folhas, saladas cruas, que este padrão poderá acontecer, e retardará o processo de emagrecimento, visto que o Frio no Estômago paralizará o Baço, que inevitavelmente irá acumular umidade interna e mucosidade (representada por edema e gordura localizada).
4) Rebelião do Qi do Estômago para Cima: sintomas de náusea, eructação, dificuldade de engolir, soluço, vômito.
– A tensão emocional e a dieta irregular são os principais precursores deste padrão. Quando o corpo se torna incapaz de mandar a energia para baixo, certamente a mesma irá para cima. A rebelião do Qi é caracterizada pelo fluxo contrário da qual a energia deveria seguir.
5) Umidade-Calor no Estômago: sintomas de dor e plenitude no epigástrio,
sensação de peso, náusea, obstrução nasal ou secreção nasal pegajosa e espessa, sede sem vontade de beber.
– O consumo excessivo de alimentos gordurosos, leite e derivados gera umidade interna, associados ao consumo de alimentos quentes ou estresse emocional, este padrão poderá acontecer.
– Se houver uma deficiência pré existente do Baço, haverá ainda mais chances de ocorrer umidade interna.
6) Retenção de Alimentos no Estômago: sintomas de plenitude no epigástrio, regurgitação ácida, vômito de fluídos ácidos, mau hálito, insônia, fezes amolecidas ou constipação, pouco apetite.