> É chegado o dia de falar sobre o Intestino Delgado na visão da Medicina Tradicional Chinesa, dando assim, continuidade ao estudo dos Zang Fu.
As funções do Intestino Delgado, segundo a Medicina Oriental são: Controlar a Recepção e a Transformação dos Alimentos Digeridos e Separar os Fluídos puros dos impuros.
Existe, então, uma grande semelhança na função do Intestino Delgado na medicina chinesa e na medicina ocidental, onde este órgão ainda tem funções de digestão, além de ser a última região de absorção de água no tubo digestório.O que não é reabsorvido de alimentos e de água segue para o intestino grosso e sairá, finalmente, em forma de fezes.
O intestino delgado está em comunicação direta com a Bexiga, auxiliando a função de transformação do Qi. Quando um paciente possui retenção de líquidos, podemos então pensar, em último caso, que o problema poderá estar relacionado não somente ao Baço Pâncreas, ao Pulmão ou ao Rim, mas também à Bexiga e ao Intestino Delgado.
O que causa doença no Intestino Delgado?
a)Dieta: O Intestino Delgado é fácil e prontamente afetado pelo tipo e pela energia dos alimentos ingeridos. Um consumo excessivo de alimentos frios e crus pode gerar Frio no Intestino Delgado (com isso as fezes ficam úmidas e de formato longo e estreito). Um consumo excessivo de alimentos quentes pode gerar calor (deixando o paciente constipado ou com fezes ressecadas em “pequenos blocos”).
b) Tensão Emocional: O Intestino Delgado é afetado pela mesma tensão emocional que
afeta o Baço-Pâncreas (no caso a preocupação, excesso de pensamentos) e o Fígado (estresse, raiva, frustração).
A preocupação e o excesso de pensamentos afeta o Baço-Pâncreas, causando a estagnação de seu Qi. Assim o BP falha em remover a umidade do corpo, e o paciente pode assim, ter como consequência, episódios de diarréia, devido à umidade se deslocar para o Intestino Delgado.
A raiva, a frustração e o estresse geram estagnação do Qi do Figado. Como consequência, o corpo tenterá mover essa energia, e irá gerar uma ascendência do Yang do Fígado, que por sua vez, trará calor. Esse calor, quando se desloca para o Intestino Delgado irá gerar constipação ou fezes ressecadas.
** O Intestino Delgado pode, também, ser afetado pela tristeza que atinge a pessoa e destrói a clareza mental e a capacidade de julgamento saudáveis pelas quais este órgão é responsável. Em uma visão Psíquica, o Intestino Delgado controla o DISCERNIMENTO.
Segundo as causas de doença no Intestino Delgado, quais padrões podem surgir?
Padrões de Excesso
1) Calor por Excesso no Intestino Delgado: sintomas de dor abdominal, aftas na língua, urina escassa e escura, micção dolorosa, inquietude mental, insônia, sangue na urina.
Este padrão pode ser causado por um consumo excessivo de alimentos de essência quente, como álcool, carne vermelha, excesso de temperos, estando neste caso, o estômago igualmente afetado por esse calor.
A tensão emocional também pode estar associada a este padrão, quando a estagnação do Qi leva o organismo a gerar calor.
2) Dor no Intestino Delgado Decorrente do Qi: sintomas de dor em torcedura na região abdominal inferior, borborigmo, aversão à pressão no abdome, flatulência, dor aliviada pela emissão de gases.
Este padrão é característico de uma invasão de frio no Intestino Delgado, causada pela ingesta excessiva de alimentos frios e crus que inibem a função de transformação e transporte do Baço-Pâncreas, gerando umidade-frio.
O Estresse emocional também pode causar esse padrão, principalmente quando a emoção gera estagnação do Qi do Fígado, que irá invadir o Baço-Pâncreas bloqueando suas funções.
3) Infestação de Vermes no Intestino Delgado: sintomas de dor e distensão abdominais, gosto ruim na boca, compleição pálida. Existem diferenças de sintomas de acordo com o verme presente no padrão.
Este padrão é causado pelo consumo de alimentos contaminados. Neste caso o tratamento será com FITOTERAPIA, ficando a Acupuntura restrita ao tratamento de alguns sintomas.
Padrões de Deficiência
1) Intestino Delgado Deficiente e Frio: sintomas de dor abdominal surda aliviada pela pressão, vontade de beber líquidos quentes, borborígmos, diarréia.
Este padrão é o que vemos na Medicina Ocidental como “Virose”. Neste caso, o Intestino Delgado já se encontra fraco, podendo estar o Baço-Pâncreas também afetado em suas funções de transformação, transporte e remoção de umidade do organismo, devido ao consumo excessivo de alimentos frios e crus.
Para Medicina Chinesa, quando o Qi de um órgão está fraco, ele fica mais suscetível à invasão de fatores patogênicos. Nesse caso, com o organismo debilitado em sua transformação de energia, o frio invade o ID e deve ser automaticamente removido, para que os sinomas cessem.
É interessante observar como o estudo das Vísceras é mais simples que o estudo dos Órgãos na Medicina Chinesa, porém, isso não faz as Vísceras menos importantes.
No caso do Intestino Delgado, suas funções estão intimamente ligadas às funções do Baço, do Estômago e do Fígado, e normalmente, quando existe um problema intestinal, outro órgão já estará previamente afetado. Mesmo assim, segundo as teorias da Acupuntura, sempre devemos tratar primeiro o que deixa nosso paciente angustiado.
Com base nisso, é importante que se olhe o organismo em sua totalidade, dando a mesma importância diagnóstica aos Zang e aos Fu. Nunca devemos negligenciar o estudo, o diagnóstico e o tratamento do Intestino Delgado, mesmo que para tratá-lo seja necessário tratar também os órgãos que o influencia.