Olá Pessoal!
Hoje vamos falar sobre um assunto interessante: A Inveja!
Segundo o dicionário, a inveja é o desejo de possuir um bem que pertence ao outro. É um sentimento de inferioridade e de desgosto diante da felicidade do outro. É um sentimento de cobiça da riqueza, do brilho e da prosperidade alheia.
Para Medicina Tradicional Chinesa a inveja é uma condição patológica relacionada ao desequilíbrio da energia do Pulmão.
Quando o Pulmão está funcionando bem, ele se relaciona ao sentimento de tristeza quando há um motivo para que o indivíduo se sinta triste. Por exemplo, se uma pessoa perde um parente muito querido, ou se sofreu um rompimento de um relacionamento, se o Pulmão estiver desequilibrado, essa pessoa se sentirá triste.
Porém, quando o Pulmão se torna energeticamente desequilibrado, ele pode gerar sentimentos ruins, como a angústia no excesso e a frustração e a inveja na deficiência.
O que pode deixar o Pulmão em deficiência?
- Invasão de Fatores Patogênicos: a invasão de frio e secura deixam, em longo prazo, o pulmão fraco. Quando não removidos de forma adequada, o paciente poderá desenvolver um comportamento invejoso e de frustração. Todo fator patogênico não cuidado de forma adequada poderá se aprofundar e causar desgaste energético do Pulmão.
- Fumo: pessoas que tem o hábito de fumar, mesmo que por pouco tempo, poderão enfraquecer o Pulmão de forma irreversível, e assim, sofrerem com comportamentos de frustração e inveja.
- Má Alimentação: o Pulmão não reage bem ao consumo excessivo de alimentos frios. Quando o indivíduo tem uma alimentação baseada em comidas cruas ou com essência fria, o Pulmão pode enfraquecer gerando comportamento inadequado de inveja e frustração.
- Tristeza, Choque Emocional, Luto: estes sentimentos, quando mantidos por muito tempo, mesmo que por razões plausíveis, irão enfraquecer o Pulmão, gerando uma pessoa de comportamento amargo, e mais tarde, frustração e inveja.
Como podemos melhorar a energia do Pulmão e assim afastar o sentimento de inveja?
Em Medicina Tradicional Chinesa podemos fortalecer o Pulmão de várias formas, à saber:
a) Exercícios respiratórios: inspirar lentamente até a maior capacidade do Pulmão e depois soltar levemente, repetindo esse processo no mínimo 3x, uma vez ao dia já ajuda a fortalecer o Pulmão.
b) Acupuntura: pontos de acupuntura como P7, P9, B13, B42 são excelentes na tonificação do Pulmão, em especial o B42 que é um ponto com indicação psíquica 🙂
c) Auriculoterapia: Ponto de Pulmão na auriculoterapia…. auto explicativo né? 🙂
d) Alimentação Terapêutica: alimentos picantes, em especial a pimenta vermelha e a preta ajudam na tonificação do Pulmão, bem como mel, amêndoas e mamão papaia também são ótimas escolhas para essa função.
Precisamos compreender que nem toda pessoa frustrada e invejosa fala coisas com a intenção de magoar. Partindo do princípio que estes problemas estão associados à uma disfunção energética do Pulmão, devemos acolher quem precisa e ajudar em sua melhora e evolução.
Espero que tenham gostado!
Um grande abraço à todos,
Profa. Fernanda Mara