Olá Leitores!
Hoje vou escrever um pouco sobre os benefícios da Acupuntura em pacientes que sofrem de Insuficiência Renal.
Para a Medicina Chinesa, a insuficiência renal é a incapacidade dos rins de filtrar o sangue com o objetivo de eliminar substâncias que podem ser tóxicas para o organismo quando estão em grandes concentrações no sangue, como ureia e creatinina, por exemplo. A alteração no funcionamento dos rins pode acontecer devido à desidratação, sepse ou lesão nos rins devido à presença de pedras nesses órgãos (https://www.tuasaude.com/insuficiencia-renal)
Na Medicina Chinesa, além dos motivos já citados pela Medicina Ocidental com causas da Insuficiência Renal, temos também outras causas que levam o Rim ao seu esgotamento, à saber:
- Excesso de trabalho sem repouso adequado
- Excesso de atividade física ou sedentarismo
- Excesso de atividade sexual / gestações e partos sucessivos
- Má Alimentação
- Estresse emocional
A Insuficiência Renal é uma doença grave e que pode levar à morte. Em Medicina Ocidental é tratada comumente com medicamentos e, os casos mais graves, com hemodiálise.
O que a Acupuntura e a Medicina Chinesa podem fazer pelo paciente com Insuficiência Renal?
De fato, a Acupuntura e a Medicina Chinesa não podem reverter um quadro de Insuficiência Renal, mas é certo que existem benefícios em suas técnicas.
Segundo Jung-Sheng Yu e cols (https://www.liebertpub.com/doi/abs/10.1089/acm.2016.0119) a acupuntura aplicada nos pontos IG4, E36 e R3 associados à eletroterapia de 2HZ, uma vez por semana, por 12 semanas seguidas, reduziram a concentração de creatinina e aumentou a taxa de filtração glomerular de pacientes renais crônicos.
Já Alencar Melo e cols. (https://www.scielo.br/j/reben/a/TLGQjkFqPNm7VCH3DsBzBWj/?lang=en&format=html) realizaram uma revisão sistemática de artigos que comprovam que a acupuntura melhora a qualidade de vida, a fadiga e sono em pacientes renais crônicos. Nos artigos levantados, os pontos mais utilizados foram: R1, R3, R11, C7, E36, BP6, IG4 e VB34.
Quando pensamos em insuficiência renal, precisamos pensar em melhorar tanto a estrutura (Yin) quanto a função (Yang) do Rim. Pensando dessa maneira, alguns pontos certamente podem ser pensados em um tratamento para melhorar a qualidade de vida do paciente e ajudar nas funções dos medicamentos como diminuir a necessidade de diálise (e não substituí-la).
Pensando assim, podemos usar:
- R3 – equilibrar as energias Yin e Yang do Rim
- R6 – tonificar o Yin do Rim
- R7 – tonificar o Yang do Rim
- B23, B52 – equilibrar as energias Yin e Yang do Rim
- VG4 – tonificar o Yang do Rim
- VC4 – tonificar o Yin do Rim
Podemos não conseguir curar um paciente que sofre de Insuficiência Renal, mas certamente podemos melhorar a qualidade e o tempo de vida do paciente 🙂
Espero que tenham gostado.
Um grande abraço com carinho
Profa. Fernanda Mara