Bom dia Leitores!
Hoje vamos falar um pouco sobre como a Acupuntura pode ajudar no tratamento das pessoas que sofrem de Lúpus.
O Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES ou apenas Lúpus) é uma doença inflamatória crônica de origem autoimune, cujos sintomas podem surgir em diversos órgãos de forma lenta e progressiva (em meses) ou mais rapidamente (em semanas) e variam com fases de atividade e de remissão.
Existem 2 tipos de Lúpus:
- Cutâneo: se manifesta apenas com manchas na pele (geralmente avermelhadas ou eritematosas – com vasodilatação de capilares – e daí o nome lúpus eritematoso),
- Sistêmico: um ou mais órgãos internos são acometidos.
As manifestações podem ocorrer devido à inflamação na pele, articulações (juntas), rins, nervos, sistema nervoso central e membranas que recobrem o pulmão (pleura) e o coração (pericárdio). Outras manifestações podem ocorrer devido à diminuição das células do sangue (glóbulos vermelhos e brancos), devido a existência de anticorpos produzidos contra essas células. Outros sintomas comuns são a febre, emagrecimento, perda de apetite, fraqueza e desânimo que podem surgir de forma isolada, ou em conjunto e podem ocorrer ao mesmo tempo ou de forma seqüencial.
Na Medicina Chinesa encontramos vários órgãos que podem estar relacionados à origem do Lúpus e às suas consequências, à saber:
1. Baço
Juntamente com o Pulmão, o Baço é responsável pelo Sistema Imune, assim, uma maneira de se tentar evitar as doenças autoimunes é manter o Baço forte.
Essa responsabilidade se dá pelo fato de que o Baço é o produtor da Gu Qi (energia dos Alimentos que se junta à energia do Pulmão na formação da energia de Defesa) e do Sangue. Desta forma, pessoas com o Baço fraco sofrerão de fadiga, anemia e outras doenças sanguíneas além de alterações do apetite.
Em se tratando de Lúpus, fortalecer o Baço irá melhorar os sintomas de cansaço, desânimo, perda de apetite e de peso. Para melhorar a energia do Baço, sugiro os pontos: BP2, BP3 e B20.
Na auriculoterapia podemos utilizar o ponto do Baço propriamente dito. E na alimentação terapêutica, recomenda-se que se consuma os alimentos neutros da tabela do Elemento Terra.
Devido à sua importância na cadeia energética, recomenda-se que o Baço seja sempre fortalecido nos pacientes que sofrem de Lúpus.
2. Pulmão
Em Medicina Chinesa o Pulmão é o responsável não só pelo sistema respiratório (incluindo a pleura) mas também pela pele. Assim, pessoas que sofrem de Lúpus com acometimento da pele e que apresentem manchas ou feridas precisarão ter este órgão fortalecido.
Além disso, o Pulmão é responsável pela formação da Wei Qi (energia de Defesa), por isso, está intimamente relacionado à capacidade de evitar a invasão de fatores patogênicos.
Quando fortalecemos o Pulmão melhoramos os sintomas de febre e as manchas da pele. Assim, são pontos de acupuntura sugeridos: P5, P7, P8, B13.
Na auriculoterapia podemos utilizar o ponto de Pulmão e os pontos Ping Chuan que darão suporte na melhora do sistema imune. Na alimentação terapêutica, alimentos neutros para o Elemento Metal irão ajudar no controle dos sintomas. Se houver febre, alimentos frescos da mesma tabela poderão ajudar.
Assim como o Baço, o Pulmão deverá ser fortalecido em todas as pessoas que sofrem dessa patologia.
3. Rim
O Rim é o órgão responsável pela Energia Vital, pela essência do indivíduo. É quem determina quanto tempo iremos viver e se termos saúde neste tempo. Assim, quando o Lúpus ataca o Rim, gerando problemas urinários, nefrite, dores articulares e acometimento dos ossos, estaremos falando de uma modalidade mais severa da doença, pois órgão que determina a longevidade estará energeticamente afetado.
Para fortalecer o Rim, são recomendados os pontos: R3, VC4, VG4, B23 e B52. Se houver nefrite, o ponto VC3 pode ser acrescentado, bem como o ponto R2.
Na auriculoterapia o ponto do Rim já será de grande ajuda. Se o paciente estiver sentindo dores para urinar ou ainda dores articulares, o ponto de analgesia poderá ser utilizado.
Os alimentos neutros do elemento Água irão ajudar no fortalecimento do Rim.
4. Fígado
No Lúpus o Fígado poderá estar afetado. Isso acontece pois em Medicina Chinesa, quem mantém o fluxo harmônico de Qi (energia e sangue) é o Fígado. Estando Baço, Pulmão e Rim desequilibrados, sendo os órgãos produtores e energia e sangue, fatalmente o Fígado não terá matéria prima de qualidade para realizar a sua função, e assim entrará em desequilíbrio.
Para realizar a manutenção das funções do Fígado são sugeridos os pontos F3, F8, B18 e B47.
Na auriculoterapia, podemos utilizar o próprio ponto de Fígado e se houver alterações de humor, como a irritabilidade. Já na alimentação, se mantém o mesmo raciocínio, de consumir os alimentos neutros da tabela do Elemento Madeira. Se houver febre, alimentos frescos da mesma tabela poderão ajudar.
A Acupuntura e Alimentação Terapêutica não curam o Lúpus, porém, o controle da doença, bem como o retardo de sua evolução são possíveis. Os sintomas se tornam mais fracos ou ainda podem desaparecer em algumas pessoas. As crises agudas podem ser espaçadas.
Assim, sem dúvida nenhuma, os tratamentos da medicina chinesa são úteis para os pacientes que sofrem desta patologia.
Espero que tenham gostado e que o texto tenha sido útil.
Um grande abraço à todos.
Profa. Fernanda Mara.
Referência e texto de apoio: https://www.reumatologia.org.br/doencas-reumaticas/lupus-eritematoso-sistemico-les/