As funções Físicas e Psíquicas do Intestino Delgado na Medicina Chinesa

Bom dia Leitores

Hoje vamos falar um pouco sobre as funções do Intestino Delgado na visão da Medicina Tradicional Chinesa.

Pertencente ao elemento Fogo, o Intestino Delgado divide elemento com o Coração e também com o Triplo Aquecedor e o Pericárdio. É uma víscera, portanto, possui energia predominantemente Yang.

O Intestino Delgado possui funções muito importantes na Medicina Chinesa. A primeira delas é separar os fluídos puros dos fluídos impuros de nosso organismo, assim, participa ativamente do metabolismo dos líquidos do nosso corpo.

É importante relembrar que o Estômago produz os fluídos corpóreos (Jin Ye – saliva, lágrimas, enzimas, etc), o Baço remove o excesso de líquidos retidos no organismo (remove a umidade interna), a Bexiga recebe a parte impura para transformar e excretar a urina e o Intestino tem o papel de reaproveitamento dos líquidos que ainda podem ser usados no organismo, quando chega a última parte da digestão dos alimentos. Assim, torna-se de extrema importância, uma vez que um corpo passa, através do Intestino Delgado, a ter uma segunda via de recaptação da água, evitando desidratações e mantendo os líquidos fluindo em todos os sistemas, mantendo o corpo hidratado.

É importante então, que todo indivíduo consuma líquidos de forma adequada para facilitar o funcionamento do Intestino Delgado.

Quando há uma Deficiência do funcionamento desse órgão, o paciente pode sofrer de retenção de líquido, constipação com fezes ressecadas, dificuldade de urinar, ardência para urinar e dores na região do abdome, que pioram pela pressão.

Além da sua função física, o Intestino Delgado, por pertencer ao elemento Fogo, possui também uma importante função relacionada ao comportamento humano. O de ajudar no discernimento e na coerência de raciocínio.

O Coração é órgão que recebe a matriz emocional que irá se transformar em sentimentos propriamente ditos, como raiva, frustração, preocupação e que irá afetar os órgãos internos. E o Intestino Delgado dará a coerência nas atitudes, irá ajudar a decidir o que é certo ou errado, dar o impulso para que se tome uma atitude correta e qual a sequência de tarefas que tem que ser realizada para que um planejamento dê certo.

Assim, o Fígado dá sentido de direção na vida e foco, a vesícula dá coragem para que se dê o primeiro passo em direção ao que se deseja e o Intestino Delgado mostra o caminho correto, o que é certo ou errado e como se atingir o objetivo tomando decisões coerentes.

Podemos dizer então, que um paciente que esteja sofrendo de uma dificuldade de compreensão entre o que é certo ou errado, que esteja tendo dificuldades de raciocínio nesse sentido, está com as funções do Intestino Delgado lentas.

Um paciente pode ter problemas físicos e psíquicos ao mesmo tempo, por conta de uma disfunção do Intestino Delgado?  Sim. Um paciente constipado, com retenção de líquidos, com dificuldade de eliminar urina e dor abdominal pode estar sofrendo para tomar decisões e discernir como tomar atitudes em sua vida. Em um raciocínio mais amplo, podemos dizer que esse paciente pode estar em estado depressivo ou já ter desenvolvido uma depressão, paralisando seus sistemas e sua capacidade de raciocínio lógico.

Um importante paralelo pode ser feito entre a medicina ocidental e oriental. É o Intestino Delgado que produz a maior parte da serotonina do nosso corpo. A serotonina é uma substância que nos dá a sensação de prazer e calma e que nos livra da depressão. Assim, vemos que as medicinas chinesa e ocidental não são tão distantes assim em seu raciocínio

Fiquem atentos no funcionamento do seu intestino, na capacidade de defecar e urinar, se existem ou não dores na região do abdome e atentos também no seu comportamento. Quando começa a haver dificuldade de discernimento, isso mostra que seu intestino precisa de ajuda.

Espero que tenham gostado e aprendido um pouquinho mais!

Um grande abraço à todos!

Profa. Fernanda Mara