Depois de 2 longos meses um pouco afastada do Blog por questões profissionais, estou de volta para falar mais um pouco sobre Avaliação em Medicina Tradicional Chinesa.
O assunto de hoje é a Língua..
Quando um acupunturista sabe “ler” a Língua de um paciente, certamente o diagnóstico será mais preciso e o tratamento mais eficiente. Posso dizer, com segurança, que um acupunturista que saber “ler” a língua de um paciente, jamais precisará escolher pontos pela sua indicação, mas sim, irá tratar pela síndrome principal que o afeta.
Por exemplo, gosto muito de salientar que um bom profissional não tratará a dor de cabeça com o ponto IG4 porque o ponto está indicado para dor de cabeça, mas irá procurar a causa da dor de cabeça para depois checar se IG4 é o ponto mais indicado para essa dor. E para essa maneira de ver as coisas, damos o nome de Tratar pela Síndrome.
Vou então, fazer um breve resumo sobre a Língua.
A Língua é considerada um micro-sistema. Por isso, Através dela é possível checar a condição dos órgãos através dos princípios da Reflexologia.
Existem muitos mapas de Língua, os mais usados trazem a seguinte distribuição:
– Ponta = Coração
– Logo atrás da ponta= Pulmão
– Centro da Língua = Estômago
– Nas laterais do Estômago = Baço-Pâncreas
– Laterais da Língua = Fígado e Vesícula Biliar
– Fundo da Língua = Intestinos Delgado e Grosso e Bexiga
– Raiz da Língua = Rim
** como segue no esquema abaixo:
Para avaliar a Língua devemos ficar atentos nos seguintes quesitos:
1) Aspecto da Língua:
** de vida- quando aparenta boa nutrição, movimentação e brilho
** de morte- quando aparenta secura, rigidez
** formato da língua
2) Saburra: a Língua normal possui saburra fina, levemente translúcida e bem distribuída da raiz até a ponta. Então precisamos checar:
** cor – mostra presença de calor ou frio
** espessura – mostra presença ou ausência de umidade
3) Cor do corpo da Língua abaixo da Saburra: a Língua normal possui cor vermelha clara.
Assim, qualquer alteração destes ítens devem ser anotados, e uma pequena tabela de resumo pode ser feita de acordo com alguns padrões abaixo:
1) Alterações na Saburra
A) se muito grossa – presença de umidade no local reflexo (Ex: se a saburra é grossa no centro sa língua, o paciente possui umidade no estômago) – princípio de tratamento: drenar a umidade.
B) se ausente em toda língua – deficiência de energia Yin e/ou fluídos.
C) se ausente em locais determinados: deficiência de Yin ou secura do local acometido. (Ex: se no centro não houver saburra, o paciente sofre de Deficiência de Yin/ fluídos do estômago) – princípio de tratamento: tonificar o Yin
D) se amarela: presença de calor no local acometido – princípio de tratamento: remover o calor.
E) se branca: presença de frio no local acometido – princípio de tratamento: usar moxa e mover o Qi e o Sangue, uma vez que o frio “congela a circulação”.
F) se a saburra está sem raiz (“despregando” da língua) – Deficiência de Qi geral – nestes casos é necessário tonificar o Qi, o sangue e a essência.
** os sintomas podem se somar, e a língua pode apresentar saburra espessa e amarela, o que denota presença de calor e umidade.
2) Alterações na cor da Língua:
A) se vermelha escura: presença de calor no local acometido -princípio de tratamento: eliminar calor
B) se vermelha queimada/ alaranjada: presença de calor tóxico/fogo –
Princípio de tratamento: eliminar o fogo e tonificar os fluídos Yin.
C) se pálida: deficiência de sangue no local acometido- princípio de tratamento: tonificar o sangue
D) se preta: Viroses, casos terminais de doenças graves, calor tóxico – princípio de tratamento: eliminar o calor, tonificar o Qi, o sangue e a essência.
E) se púrpura ou azulada: estagnação de sangue do local acometido (Atenção – estagnação pura de Qi não muda a cor da língua) – princípio de tratamento: mover o sangue.
3) outras alterações comuns na Língua:
A) Língua desviada para o lado: presença de vento interno acometendo principalmente o Fígado – princípio de tratamento: remover o vento interno, tonificar o Yin do Fígado (na maioria das vezes o vento interno é uma consequência do Yin do Fígado baixo permitindo a elevação do Yang com pseudofogo).
B) Língua trêmula: pode ser ocasionada por vento interno ou por deficiência geral de Qi – princípio de tratamento no caso de deficiência geral de Qi: tonificar o Qi. Um bom ponto é o VC6.
C) Língua com marcas de dentes nas laterais, ou muito curta ou muito larga, ou grossa: ocorre quando o Baço falha em “manter os órgãos em suas posições originais”, alterando tamanho e espessura da língua. As marcas de dentes ocorrem pois a língua larga pressiona contra a arcada dentária. Neste caso, o princípio de tratamento consiste em tonificar o Qi do Baço.
Existem muitos pontos relacionados à cada alteração da Língua e através das altrações podemos ter certeza de alguns sintomas. Por isso é necessária uma avaliação minuciosa, para saber onde está o calor, ou o frio, ou a deficiência do, etc.
Vamos dar o exemplo do calor:
– Se a língua estiver vermelha da ponta = calor de coração. Sintomas associados: palpitações, insônia, ataques de riso, etc – sugestão de pontos: C3, C7.
– Se a Língua estiver vermelha no centro = calor de estômago. Sintomas associados: queimação de estômago, refluxo, fome excessiva – sugestão de pontos: E44, E36.
– Se a Língua estiver vermelha nas laterais – calor ou ascendência do Yang do Fígado. Sintomas associados: irritabilidade, dificuldade de digerir gorduras, insônia, sono perturbado por sonhos, etc – sugestão de pontos: F2, F3, F8.
– São inúmeras as combinações de aspectos da Língua. Com este post, proponho aos leitores: Vamos tirar dúvidas de Língua? Coloquem suas dúvidas nos comentários e vamos discutir!