AS VÁRIAS AVALIAÇÕES DA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA: Parte 2

Boa Tarde Leitores,

Depois de 2 longos meses um pouco afastada do Blog por questões profissionais, estou de volta para falar mais um pouco sobre Avaliação em Medicina Tradicional Chinesa.
O assunto de hoje é a Língua..

Quando um acupunturista sabe “ler” a Língua de um paciente, certamente o diagnóstico será mais preciso e o tratamento mais eficiente. Posso dizer, com segurança, que um acupunturista que saber “ler” a língua de um paciente, jamais precisará escolher pontos pela sua indicação, mas sim, irá tratar pela síndrome principal que o afeta.

Por exemplo, gosto muito de salientar que um bom profissional não tratará a dor de cabeça com o ponto IG4 porque o ponto está indicado para dor de cabeça, mas irá procurar a causa da dor de cabeça para depois checar se IG4 é o ponto mais indicado para essa dor. E para essa maneira de ver as coisas, damos o nome de Tratar pela Síndrome.

Vou então, fazer um breve resumo sobre a Língua.

A Língua é considerada um micro-sistema. Por isso, Através dela é possível checar a condição dos órgãos através dos princípios da Reflexologia.

Existem muitos mapas de Língua, os mais usados trazem a seguinte distribuição:

– Ponta = Coração
– Logo atrás da ponta= Pulmão
– Centro da Língua = Estômago
– Nas laterais do Estômago = Baço-Pâncreas
– Laterais da Língua = Fígado e Vesícula Biliar
– Fundo da Língua = Intestinos Delgado e Grosso e Bexiga
– Raiz da Língua = Rim

** como segue no esquema abaixo:

 

 

 

 

 

Para avaliar a Língua devemos ficar atentos nos seguintes quesitos:

1) Aspecto da Língua:
** de vida- quando aparenta boa nutrição, movimentação e brilho
** de morte- quando aparenta secura, rigidez
** formato da língua

2) Saburra: a Língua normal possui saburra fina, levemente translúcida e bem distribuída da raiz até a ponta. Então precisamos checar:
** cor – mostra presença de calor ou frio
** espessura – mostra presença ou ausência de umidade

3) Cor do corpo da Língua abaixo da Saburra: a Língua normal possui cor vermelha clara.

Assim, qualquer alteração destes ítens devem ser anotados, e uma pequena tabela de resumo pode ser feita de acordo com alguns padrões abaixo:

1) Alterações na Saburra

A) se muito grossa – presença de umidade no local reflexo (Ex: se a saburra é grossa no centro sa língua, o paciente possui umidade no estômago) – princípio de tratamento: drenar a umidade.

B) se ausente em toda língua – deficiência de energia Yin e/ou fluídos.

C) se ausente em locais determinados: deficiência de Yin ou secura do local acometido. (Ex: se no centro não houver saburra, o paciente sofre de Deficiência de Yin/ fluídos do estômago) – princípio de tratamento: tonificar o Yin

D) se amarela: presença de calor no local acometido – princípio de tratamento: remover o calor.

E) se branca: presença de frio no local acometido – princípio de tratamento: usar moxa e mover o Qi e o Sangue, uma vez que o frio “congela a circulação”.

F) se a saburra está sem raiz (“despregando” da língua) – Deficiência de Qi geral – nestes casos é necessário tonificar o Qi, o sangue e a essência.

** os sintomas podem se somar, e a língua pode apresentar saburra espessa e amarela, o que denota presença de calor e umidade.

2) Alterações na cor da Língua:

A) se vermelha escura: presença de calor no local acometido -princípio de tratamento: eliminar calor

B) se vermelha queimada/ alaranjada: presença de calor tóxico/fogo –
Princípio de tratamento: eliminar o fogo e tonificar os fluídos Yin.

C) se pálida: deficiência de sangue no local acometido- princípio de tratamento: tonificar o sangue

D) se preta: Viroses, casos terminais de doenças graves, calor tóxico – princípio de tratamento: eliminar o calor, tonificar o Qi, o sangue e a essência.

E) se púrpura ou azulada: estagnação de sangue do local acometido (Atenção – estagnação pura de Qi não muda a cor da língua) – princípio de tratamento: mover o sangue.

3) outras alterações comuns na Língua:

A) Língua desviada para o lado: presença de vento interno acometendo principalmente o Fígado – princípio de tratamento: remover o vento interno, tonificar o Yin do Fígado (na maioria das vezes o vento interno é uma consequência do Yin do Fígado baixo permitindo a elevação do Yang com pseudofogo).

B) Língua trêmula: pode ser ocasionada por vento interno ou por deficiência geral de Qi – princípio de tratamento no caso de deficiência geral de Qi: tonificar o Qi. Um bom ponto é o VC6.

C) Língua com marcas de dentes nas laterais, ou muito curta ou muito larga, ou grossa: ocorre quando o Baço falha em “manter os órgãos em suas posições originais”, alterando tamanho e espessura da língua. As marcas de dentes ocorrem pois a língua larga pressiona contra a arcada dentária. Neste caso, o princípio de tratamento consiste em tonificar o Qi do Baço.

Existem muitos pontos relacionados à cada alteração da Língua e através das altrações podemos ter certeza de alguns sintomas. Por isso é necessária uma avaliação minuciosa, para saber onde está o calor, ou o frio, ou a deficiência do, etc.
Vamos dar o exemplo do calor:
– Se a língua estiver vermelha da ponta = calor de coração. Sintomas associados: palpitações, insônia, ataques de riso, etc – sugestão de pontos: C3, C7.

– Se a Língua estiver vermelha no centro = calor de estômago. Sintomas associados: queimação de estômago, refluxo, fome excessiva – sugestão de pontos: E44, E36.

– Se a Língua estiver vermelha nas laterais – calor ou ascendência do Yang do Fígado. Sintomas associados: irritabilidade, dificuldade de digerir gorduras, insônia, sono perturbado por sonhos, etc – sugestão de pontos: F2, F3, F8.

– São inúmeras as combinações de aspectos da Língua. Com este post, proponho aos leitores: Vamos tirar dúvidas de Língua? Coloquem suas dúvidas nos comentários e vamos discutir!

Respostas

  1. Avatar de IDA IACOMINI

    boa noite,fernanda.
    parabens,estou encantada,
    tenho me beneficiado muito com
    o facilitando acupuntura,sou terapeuta
    moro e trabalho em MINAS GERAIS.
    saude,sucesso e progresso.
    muito obrigada.

    Curtir

    1. Avatar de Fernanda Mara dos Santos

      Bom dia Ida!

      Muito Obrigada por participar do Facilitando a Acupuntura!
      Espero que eu possa continuar ajudando bastante que estuda e pratica a MTC.
      Se tiver alguma sugestão de tema será muito bem vinda 🙂

      Um grande abraço!
      Profa. Fernanda Mara

      Curtir

  2. Avatar de Vanessa

    Que bom que voltou…eu havia abandonado um pouco a avaliação da língua pelo constrangimento que alguns pacientes relatavam ao ficarem expondo suas línguas…então passei a dar enfoque aos outros aspectos da avaliação energética.Depois do seu post vou dar mais atenção a essa parte da avaliação….mas me diga como vc lida com a situação um pouco embaraçosa para o paciente expor a língua,ou seja como vc avalia com tranqüilidade sem o paciente ter que ficar com a língua tremendo de nervoso….Bom,espero que tenha entendido minha duvida.Grande abraCo e obrigada!

    Curtir

    1. Avatar de Alessandra

      Eu sempre tiro uma boa foto da língua na primeira sessão para avaliar com mais tranquilidade depois!
      É bom também para comparar se conseguiu o resultado desejado.
      Um abraço!

      Curtir

  3. Avatar de Emilia de Brito

    Boa tarde Fernanda!

                            Sou estudante de acupuntura e  leitora assídua dos seus textos. Sua didática é ótima e me ajuda muito a estudar e compreender um pouco melhor  a MTC.
    

    Minha sugestão é que dentro desse assunto da avaliação do paciente, que outros aspectos podemos avaliar além da língua e pulso?
    Muito obrigada!
    Emilia

    Curtir

    1. Avatar de Fernanda Mara dos Santos

      Olá Emília!

      Muito boa noite! Fiquei muito contente em saber que és leitora assídua do Facilitando a Acupuntura. Minha maior alegria é conseguir ajudar um pouco as pessoas que estudam Medicina Chinesa a alcançar um conhecimento mais profundo e com isso aprender mais também 🙂

      Em relação as avaliações da Medicina Chinesa, existem muitos parâmetros, sendo os 2 mais utilizados a Língua e o Pulso, Mas temos também a avaliação de dor nos pontos Mu Frontais, avaliação de vermelhidão dos pontos Shu Dorsais através de ventosa ou guashá, avaliação da cor da face, inspeção e palpação da orelha, avaliação da íris, avaliação através de palpação dos pontos reflexos da crâniopuntura, entre outros.
      É importante que uma boa ficha de avaliação seja feita, contendo Perguntas específicas para se chegar ao padrão de doença do paciente. Sobre a ficha pretendo falar em um novo tópico.

      Apesar de termos várias opções de avaliação, os 2 mais fidedígnos continuam sendo língua e pulso.

      Espero ter ajudado. Qualquer coisa é só escrever!

      Um grande abraço e bom feriado!
      Profa. Fernanda Mara

      Curtir

  4. Avatar de Elizabeth

    Olá, Fernanda
    Estou sempre visitando seu site – é muito interessante para quem estuda a MTC.
    Com relação a lingua, tenho umas dúvidas: tenho duas senhorinhas que trato – ambas com artrose de joelho, 80 anos de idade. Tomam medicamento para hipertensão, diabetes, colesterol, coração, etc…etc…. Uma possui a língua cor de vinho e completamente sem saburra; a outra, a lingua é vermelho vivo, seca como as terras áridas do sertão (rachadura profunda central). Os medicamentos influenciam na cor da língua? Obrigada pela atenção, um grande abraço.

    Curtir

  5. Avatar de Fernanda

    Sua didática é ótima e me ajuda a compreender melhor a acupuntura.
    Estou adorando…..
    o que eu fico um pouco constrangida com meus pacientes… eu consigo fazer o diagnostico mas não consigo saber os pontos, pois são muitos eu sempre preciso dar uma olhada. Vc tem alguma dica?
    Abraços

    Curtir

  6. Avatar de Telvia Teixeira Loyola

    Que maravilha !!! Fiquei encantada com o texto !!! simples e eficiente para nós iniciantes..

    Curtir

  7. Avatar de Jussara

    Sou estudante de MTC,suas postagens são sempre excelentes! didáticas e esclarecedoras.Muito obrigada por compartilhar seu conhecimento.

    Curtir

  8. Avatar de marcela lima

    olá

    Você nunca mais postou nada !!!!!
    Estamos sentindo falta

    Curtir

  9. Avatar de Adalberto Batista da Silva

    Achei fantástico este artigo, gostaria de conhecer a primeira parte dele também! Agradecido@

    Curtir

  10. Avatar de Adalberto Batista da Silva

    Sou muito agradecido pelo excelente material à nos estudante de massoterapia, Acupuntura, Medicina Tradicional Chinesa.

    Curtir

Deixe um comentário