Primeiramente quero desejar à todos um FELIZ 2012, repleto de Paz, Amor, muita Sabedoria e novos conhecimentos.
Dito isso, hoje resolvi escrever sobre um assunto fácil de entender, para começar o ano bem leve…
Atendendo ao pedido de uma leitora, fiquei com vontade de escrever mais uma vez sobre Acupuntura Auricular ou Auriculoterapia, seguindo a seguinte pergunta:
AURICULOTERAPIA POSSUI RESTRIÇÃO DE IDADE PARA APLICAÇÃO?
A resposta é: Possui restrição PARCIAL.
Alguns autores costumam dizer que tanto os Meridianos de Acupuntura como os pontos reflexos do corpo só têm a sua energia consolidada a partir de 3 anos de vida. Porém, algumas práticas da Auriculoterapia mostram resultados benéficos em crianças e também em bebês, muitas vezes apenas com a utilização de sementes de mostarda ou até mesmo com a massagem auricular.
Com quantos anos uma pessoa pode começar a receber Acupuntura Auricular como tratamento?
– A resposta é: Desde o nascimento. A restrição reside no tempo de permanência e no material utilizado.
Apesar da orelha de um recém nascido ser extremamente pequena, é possível realizar acupuntura auricular em pontos específicos para melhorar sintomas básicos, como cólicas intestinais, falta de sono, coriza nasal, entre outros.
Neste caso, não existe a necessidade da aplicação dos Pontos Shenmen, Rim e Simpático, que formam o “Triângulo Cibernético”, visto que o tamanho da aurícula do bebê é muito pequena e o excesso de pontos pode causar desconforto. A aplicação do Shenmen, junto ao ponto específico para tratar o sintoma já é o suficiente para se obter grandes resultados.
É necessário saber que a aurícula de um recém nascido não possui a cartilagem totalmente amadurecida, com isso, a permanência de sementes de mostarda durante o sono, com o bebê dormindo sobre elas pode causar “deformidade” na orelha. (Por exemplo, quando uma mãe, por descuido, deixa o bebê dormir sobre a orelha com a mesma “dobrada”, podem ocorrer alterações físicas da cartilagem que podem permanecer na fase adulta).
Sendo assim, quando a acupuntura auricular é feita em recém nascidos, orientamos para que as sementes fiquem na aurícula somente durante o dia, sendo retiradas a noite para não haver risco de alterações do tecido cartilaginoso da orelha.
As agulhas de acupuntura auricular, conhecidas como semi-permanentes, não são recomendadas em bebês ou crianças, pelo risco de cair dentro do meato acústico.
Outro método seguro para se realizar acupuntura auricular em bebês é a Massagem Auricular: Apoia-se um objeto de ponta romba verticalmente sobre o ponto de aurículoterapia que se deseja tratar (este objeto pode ser uma tampa de caneta, lápis borracha, pinça fechada, entre outros). Para tonificar o ponto, fazemos movimentos no sentido horário, e para sedar, realizamos os movimentos no sentido anti-horário. Deve-se ficar atento para mover apenas o ponto e não a orelha toda. Uma massagem auricular realizada por um tempo médio de 3 minutos por ponto fornece excelentes resultados.
Depois do amadurecimento da cartilagem, a acupuntura auricular pode ser realizada em crianças tal como em adultos. As sementes podem permanecer cerca de 7 dias, bem com as agulhas de aço inoxidável. A utilização das agulhas só é recomendada a partir de 7 anos de idade, uma vez que a partir desta idade, existe um amadurecimento psíquico da criança que permite uma maior compreensão do que está sendo realizado, sem causar traumas.
Aproveito o post para deixar algumas dicas de pontos em alguns tratamentos:
1) Cólica intestinal: Shenmen + Intestino
2) Insônia: Shenmen + Ansiedade (no dorso da orelha)
3) Falta de Apetite: Shenmen + Boca + Estômago
4) Coriza Nasal: Shenmen + Pulmão + Nariz Externo
** É necessário que os pontos com sementes sejam estimulados ao menos 3 vezes por dia para ter um efeito adequado.
** Para crianças hiperativas ou muito ansiosas, a massagem no lóbulo ajuda a relaxar o bebê, levando-o a um sono mais tranquilo.
Bom, espero ter ajudado as mamães acupunturistas de plantão, bem como todos os terapeutas que trabalham com bebês e crianças. Que a Acupuntura Auricular venha a ser mais uma ferramenta no tratamento dos pequenos que também precisam de todos nós.
Dúvidas? Sugestões?