>
Atendendo ao resultado da Primeira Enquete feita em meu Blog, vou escrever um pouco sobre a Aurículo Acupuntura.
– Auriculoterapia ou Auriculoacupuntura é um método terapêutico e analgésico através da estimulação de pontos reflexos no pavilhão auricular, de grande eficácia além de bom auxiliar diagnóstico. Apresenta poucos efeitos colaterais, tem ampla abordagem e simples manipulação.
– A relação fisiológica entre o pavilhão auricular e diversas partes do corpo, órgãos e sistemas é responsável por, ser hoje, uma técnica de reequilibrio energético de excelência, preferido por uma parte considerável dos usuários da MTC-Medicina Tradicional Chinesa.
Sobre a Auriculoterapia precisamos saber que:
A) Existem vários mapas no mercado. O mapa original é Chinês e possui 300 pontos, sendo 200 na frente da orelha e 100 atrás. A reprodução mais fiel do mapa auricular original pertence ao Prof. Marcelo de Souza.
– Observe se o seu mapa auricular possui o ponto do fígado acima do ponto do baço. Se isso ocorrer, faça uma marca para mostrar que o Fígado SEMPRE estará abaixo do Baço, diferente do que mostra muitos mapas. Esse é um erro muito comum na maioria dos desenhos mais recentes, e não reproduz a cartografia original.
– A Acupuntura Auricular mostra apenas regiões e não pontos específicos e verdadeiros. Apenas o ponto Shenmen tem localização exata (que não pode de forma alguma ser punturado errado). Ele se encontra na união dos vértices da fossa triangular. Possui função ansiolítica e é usado em todos os protocolos, sem exceção.
– Sabendo que o ponto Shenmen é o único ponto verdadeiro, não há necessidade de se colocar pontos extremamente próximos, como vértebras torácicas e vértebras lombares. Para se saber exatamente o local que deve ser estimulado, deve-se estar atento ao diganóstico de palpação. O local mais dolorido ao toque é o local que deve ser tratado.
B) A Auriculoterapia possui diagnóstico próprio: deve-se sempre seguir a sequencia:
1) ouvir a queixa princial
2) realizar inspeção em pontos relacionados à queixa principal
3) realizar palpação em pontos encontrados na inspeção
4) tratar os pontos que apresentaram dor, que doeram à palpação, apareceram na inspeção e que tenham relação com a queixa principal.
C) Existem pontos na auriculoterapia que são conhecidos como pontos acessórios de tratamento. Tais pontos não precisam aparecer na inspeção ou palpação e podem ser utilizados de acordo com a necessidade do paciente. Alguns deles são:
– Ponto de relaxamento muscular –> também conhecido como mialgia ou miorrelaxante
– Ponto de Ansiedade –> pode ser usado em qualquer situação ansiosa
– Ponto de Analgesia –> também conhecido como algia, e em alguns mapas ele não aparece, então marque um ponto ao lado do ponto de ascite
– Ping Chuan Superior ou Inferior –> são pontos que atuam em situações de inflamação ou infecção em qualquer região do corpo. Podem sempre ser utilizados quando há este tipo de problema.
– Ponto Figado Yang –> pode ser utilizado em pessoas que sofrem de irritabilidade e estresse crônico
– Ponto de Tensão –> Também conhecido com Hélix 5 ou Hélice 5 –> refere-se à tensão emocional. Qualquer situação em que o paciente se encontre sob tensão, esse ponto pode ser utilizado.
D) A Acupuntura Auricular é considerada CIÊNCIA, portanto, não deve ser praticada por pessoas destreinadas e sem conhecimento. A modalidade “auto didata” é extremamente perigosa, visto que na auriculo acupuntura utilizamos agulhas, e que o uso inadequado das mesmas pode levar à lesões irreversíveis de cartilagem.
– Importante saber que a cartilagem é o tecido do corpo mais suscetível à infecções, e que uma lesão na orelha pode levar à problemas mais sérios, como uma endocardite (infecção no coração), entre outras.
– A maneira mais simples e segura de se praticar a Acupuntura Auricular é fazendo a utilização de sementes de mostarda ou esferas de prata, ouro, aço e cristal, porém, até mesmo estes materiais podem gerar reações alérgicas no paciente.
Se o mesmo relatar dor ou coceira intensa na região da aplicação, devemos orientar a retirada dos pontos.
A Acupuntura Auricular, quando realizada de maneira correta, obedecendo as regras de diagnóstico e cuidados no tratamento chega a ter 90% de eficácia. A melhora do paciente deve acontecer em média nos 3 primeiros atendimentos, caso contrário, o terapeuta deve trocar o protocolo que está sendo utilizado.
Devemos lembrar ao paciente, que quando utilizamos as esferas ou sementes, os pontos devem ser estimulados ao menos 3 vezes ao dia, em outras palavras, na Acupuntura Auricular, o paciente é parte atuante no tratamento, e deve ser o maior interessado em atingir a cura.
–> Para complementar esse Post, sugiro a leitura do artigo presente em:
http://www.rborl.org.br/conteudo/acervo/print_acervo.asp?id=1962