BLOG AULA 4 – AURICULOTERAPIA E INSÔNIA

>Bom dia meus queridos leitores!

Hoje resolvi falar um pouco sobre uma experiência pessoal com a Acupuntura Auricular.
Nos últimos anos, venho escutado de muitas pessoas, que o mal do século é a Depressão ou a Ansiedade. Tenho notado de fato, que uma grande quantidade de pessoas que me procuram no consultório sofrem destes males, porém, existe um outro mal que a meu ver tem incomodado muitas pessoas, sofrendo elas de Depressão, Ansiedade ou não. Este mal é a INSÔNIA.

A Insônia é caracterizada pela dificuldade de iniciar o sono, manter-se dormindo após o início do sono ou acordar muito cedo.
O indivíduos que sofrem de insônia, normalmente se queixam de cansaço e sonolência durante o dia, a atenção e a concentração ficam afetadas. A insônia pode afetar pessoas de todas as idades.

Para a Medicina Tradicional Chinesa, a insônia pode ter várias causas, mas na maioria das vezes, está relacionada à deficiência de Sangue ou de Yin, que impossibilita a mente de se “ancorar” e com isso, a mesma vaga durante a noite, deixando o indivíduo acordado ou com dificuldades de manter o sono.

Existem centenas de combinações de pontos de acupuntura para tratar a insônia, porém, um tratamento rápido para a mesma se dá com a utilização da auriculoterapia.
Como já mencionado anteriormente, em outro post, a auriculoterapia é o tratamento realizado por pontos reflexos da orelha, que através de estímulos atinge o órgão que necessita de tratamento.

Pesquisas demonstram que a auriculoterapia é de extrema eficiência no tratamento da insônia independente de sua causa. Um estudo comprovou que após um mês de tratamento em indivíduos idosos que sofriam de sono fracionado (dificuldade de manter o sono durante a noite) e que acordavam muito cedo, o tratamento com auriculoterapia elevou a qualidade do sono de 70 para 90% de eficiência, e que o resultado se manteve por três meses sem a manutenção da técnica.

Não somente em idosos, mas em outras faixas etárias, a auriculoterapia se mostrou eficaz no tratamento da Insônia.
Para os já praticantes da técnica, aproveito para sugerir uma das melhores combinações de pontos no tratamento da insônia:

1) Shenmen –> principal ponto do triângulo cibernético, tem efeito calmante, sedativo. Possui a função de evitar efeitos colaterais de pontos que eventualmente tenham sido aplicados de forma errada.
Localização: no vértice da fossa triangular.

2) Rim –> para Medicina Chinesa, o rim é o órgão mais importante do corpo, pois possui a função de manter a energia vital, filtra o sangue, elimina toxinas do organismo. É o segundo ponto do triângulo cibernético.
Localização: abaixo da cruz inferior do anti-hélix (pontos aplicados na vertical para cima)

3) SNV (Sistema Neurovegetativo) –> conhecido também como “Simpático”, é o terceiro ponto do triângulo cibernético. Possui a função de equilibrar todas as funções ivoluntárias do organismo, como fome, sono, digestão, batimentos cardíacos entre outras.
Localização: cruz inferior do anti-hélix.

4) Analgesia –> encontrado em alguns mapas como “algia”, esse ponto possui função de remover do corpo toda e qualquer dor, e também relaxa a musculatura.
Localização: Concha Cimba, na direção do Rim

5) Relaxamento Muscular –> também conhecido como “mialgia” ou “miorelaxante”, possui a função de deixar toda musculatura do corpo relaxada, diminuindo a concentração dos nódulos de tensão.
Localização: entre as conchas cava e cimba, na linha entre os pontos do Estômago e Fígado.

6) Tensão Emocional ou Hélice 5 –> possui função sedativa, calmante, diminui o estresse causado pelas emoções.
Localização: no hélix, logo acima do lóbulo.

7) Ansiedade –> como o próprio nome diz, esse ponto possui a função de diminuir a ansiedade do indivíduo, bem como seus sintomas associados: palpitações, insônia, falta de ar, entre outros.
Localização: no dorso da orelha, entre o centro do lóbulo e a prega de inserção da orelha na cabeça.

Todos os pontos acima citados pertencem a categoria de pontos do sistema nervoso que representam determinadas atividades excitadoras ou repressoras do SNC. Os pontos do sistema nervoso presentes no pavilhão auricular ocupam 11,69% e seu uso, na prática clínica, potencializa o resultado terapêutico de muitas enfermidades, como na insônia, em que a repressão do SNC causa relaxamento profundo.

Fica então a dica de protocolo para os terapeutas e a dica de tratamento para os que sofrem de insônia!
Qualquer dúvida, estou aqui para ajudar à todos!

** OBS: A imagem colocada neste post simula a localização dos pontos do protocolo aqui citado para insônia.