Paciente, mulher, 28 anos chega ao consultório com queixa de Constipação Intestinal. Diz que desde que se mudou para Brasília (há mais ou menos 8 meses) que seu intestino não funciona mais com regularidade.
Casada, sem filhos, disse que tinha uma vida estável no Litoral de São Paulo, com um bom emprego e um bom salário, porém, se mudou para capital federal por conta do marido, que passou em um concurso público. Desde então, tem passado muito estresse e ansiedade. Passa os dias andando pelas ruas entregando currículos em busca de um novo emprego, porém até agora nada apareceu.
Sua aliementação se tornou irregular, pois tem se alimentado em restaurantes todos os dias. Com medo de contaminações, tem ingerido pouca salada e dando ênfase em alimentos mais quentes.
O sono está agitado, leve, demora à dormir.
A urina tem pouco volume e sua cor é amarela escura. Quando consegue defecar, as fezes são ressecadas, em pequenos blocos.
Sente-se irritada. O fluxo menstrual é intenso, com coágulos. Na TPM apresenta inchaço das mamas, dor de cabeça temporal e intenso estado de estresse.
Em relação ao caso acima responda:
A) Quais os órgãos envolvidos no problema da paciente?
B) Qual Padrão pode estar relacionado à esses sintomas?
C) De acordo com o relato da paciente, como deve estar a língua e o pulso da mesma?
D) Quais pontos você usaria para tratar? Justifique suas escolhas.
Mãos à Obra Leitores! A prática nos leva à perfeição!