Como a Acupuntura pode ajudar na Nevralgia do Trigêmeo

Bom dia Leitores,

Hoje vamos discutir uma patologia muito importante: a Neuralgia (ou nevralgia do trigêmeo).

A neuralgia do trigêmeo é uma doença que causa dor facial incapacitante e abrupta, com sensação de choque elétrico, facada ou tiro ao longo do percurso do nervo trigêmeo, com duração de segundos a minutos ou até horas em alguns casos, podendo ocorrer várias crises ao longo de um dia.

Os locais mais acometidos são: região inferior da face e região  mandibular, próximo ao ouvido, olhos, couro cabeludo, gengiva, dentes e lábios. É vista como uma das dores mais insuportáveis para o ser humano. Pode comprometer significativamente a qualidade de vida do paciente e tornar-se extremamente incapacitante nas crises.

São possíveis causas da nevralgia do trigêmeo:

  • Compressão vascular: vaso sanguíneo pressionado contra a raiz do nervo trigêmeo.
  • Danos físicos ao nervo: por procedimento odontológico ou cirúrgico.
  • História familiar: é uma condição rara (1 a 2% de todos os casos).

Além disso, pode estar associada à:

  • Esclerose Múltipla – aparece em casos avançados das esclerose múltipla.
  • Tumor cerebral: que pressiona o nervo trigêmeo.

As crises de dor  podem ser desencadeados pela escovação dos dentes, mastigação, fala ou até pelo toque na face.

Como a Acupuntura pode ajudar a aliviar as dores de um paciente que sofre de Nevralgia do Trigêmeo?

Pesquisas tem mostrado que a Acupuntura é um método eficaz no controle da dor do paciente que sofre de Nevralgia do Trigêmeo. Long e Chen (2015), realizaram uma pesquisa em 40 pacientes com a patologia em questão, comparando a eficácia do tratamento de Acupuntura com o de Carbamazepina (medicamentoso) e os resultados mostraram que a eficácia da acupuntura foi de 95% contra 87% do tratamento medicamentoso.

Neste estudo, foram usados para o controle da dor, os seguintes pontos: Tai Yang, IG4, IG7, E7, Yintang, VG20, VB20 e E6.

Já Witzel e Lusvarghi (2013), realizaram um estudo de caso em um homem de 54 anos que na escala de dor de 0 à 10 referiu graduação 10 de dor. Tal paciente sofria há 10 anos com as crises que duravam pelo menos 1 minuto todos os dias. Foram realizados os pontos de acupuntura TA23, ID18, E2, E6, E7, Yuyao, BP6, F3 e IG4, com agulhas, por 20 minutos.

Foram realizadas 6 sessões em dias consecutivos e após esse período, a graduação de dor abaixou para 1 e as sessões foram espaçadas para 1 vez por semana.

Além destes dois artigos, outros mostram o ponto E6 somado aos pontos locais de dor (Ashi) como eficazes no tratamento da neuralgia do trigêmeo.

Na acupuntura auricular, a técnica mais eficaz pertence à Medicina Francesa, que estimula a área reflexa do nervo trigêmeo na orelha com eletroacupuntura à 5Hz de 5 à 20 min para analgesia imediata. A área reflexa do trigêmeo está localiza em toda a região das conchas, superior e inferior da orelha.

Já na auriculoterapia chinesa, pontos de relaxamento muscular, analgesia, mandíbula e maxila podem ser estimulados com agulhas auriculares ou esferas oferecendo bons resultados.

Assim como em outras patologias, a Nevralgia do Trigêmeo deve ser mais estudada pelos acupunturistas para provar a cada dia mais sua eficácia. Mas é certo que seus resultados, baseados nas literaturas já existentes, são excelentes e devem ser utilizados em todos aqueles que estão sofrendo com essa dor.

Espero que tenham gostado e que tenham sucesso no tratamento de seus pacientes!

Um grande abraço!

Profa. Fernanda Mara

Referências Bibliográficas: