Olá Leitores!
Hoje vamos falar um pouco sobre uma doença alérgica que incomoda muitas pessoas durante o inverno: a rinite.
A rinite é uma doença alérgica onde há a inflamação da mucosa nasal gerando sintomas comuns como espirros, coriza, coceira no nariz, olhos, ouvidos, vermelhidão na pele, etc …
É uma doença muito comum em todas as idades, tanto em homens como mulheres e possuem alguns fatores que podem ocasionar disparos de fase aguda, como cheiros fortes, poeira, pelos de animais e o clima frio e seco, como acontece no inverno no Brasil.
A rinite, segundo a Medicina Tradicional Chinesa ataca diretamente o Pulmão, causando secura de seus fluídos que acarretará em produção se sintomas de calor, como os já citados acima. Dessa forma, para minimizar os sintomas ou ainda para evitar as crises, o paciente que possui rinite alérgica precisa manter a produção dos fluídos corpóreos e sua disseminação adequada, função esta relacionada ao Pulmão.
Sendo assim, o tratamento será composto de 4 partes:
1. Manter a produção de fluídos corpóreos
O órgão responsável pela produção de fluídos corpóreos é o Estômago, não nos esquecendo também da participação dos Rins. Para que os fluídos sejam mantidos em volume adequado dentro do organismo, sugiro os seguintes pontos: E36, BP6 e R6. Deve-se pedir ao paciente que consuma a quantidade de líquido adequada para seu peso e altura. Algumas literaturas defendem o consumo de 35ml de água por quilo de peso.
Na auriculoterapia podem ser utilizados pontos de Estômago e Rim.
2. Manter equilibrada a função disseminadora de fluídos do Pulmão
A função de disseminar os fluídos de forma adequada dá ao Pulmão a capacidade de manter todos os tecidos do corpo bem nutridos, incluindo pele, unhas, cabelo. Quando um tecido não recebe de forma adequada os fluídos através do Pulmão, há ressecamento das estruturas, com consequente coceira, vontade de espirrar e outros sintomas já correlacionados à rinite neste texto.
Para manter a função dissipadora dos fluídos, devemos usar o ponto P7. Na auriculoterapia o ponto de Pulmão.
3. Fortalecer o Pulmão
Uma vez restabelecida a produção e disseminação dos fluídos corpóreos, o terapeuta deverá fortalecer o Pulmão do paciente. Para isso, deve-se utilizar o ponto P9 na acupuntura sistêmica e recomendar que o paciente se alimente pelo menos 2x no dia com alimentos considerados neutros para o elemento Metal, como o arroz, cenoura, couve flor… O link completo da tabela encontra-se no link: https://www.facilitandoacupuntura.com.br/tabelas-de-alimentacao-terapeutica/
Se um dos sintomas do paciente for a coriza, leite e derivados devem ser evitados mesmo que apareçam como indicação na tabela recomendada. A alimentação deve ser mantida por no mínimo 15 dias ou até que se perceba melhora no quadro.
4. Tratar os sintomas
Sintomas de rinite são bem tratados com pontos locais de acupuntura, como por exemplo:
- Espirros/ coceira no nariz /coriza: IG20, ponto extra Bitong
- Coceira nos olhos: VB14, E2
- Coceira no ouvido: ID19
- Coceira na garganta: E9
Para diminuir a sensação de nariz congestionado, o paciente poderá inalar de 2 à 3x por dia o óleo essencial de hortelã pimenta. Orienta-se para que seja pingada uma gota na palma da mão e depois de leve fricção deve-se inalar com as mãos em concha de 3 à 5 respirações completas.
O tratamento costuma gerar benefícios e melhora do quadro já na primeira sessão mas o tempo de tratamento varia de paciente para paciente.
Espero ter ajudado!
Um grande abraço à todos!
Profa. Fernanda Mara