Olá queridos Leitores
Sei que muito já foi escrito sobre Covid19, porém creio que toda informação adicional pode ser de extrema importância.
Em meu consultório, venho recebendo muitos casos de pós Covid19 com sequelas perfeitamente tratáveis com recursos da Medicina Chinesa, e creio que com vocês não esteja sendo diferente. Por isso acho de extrema importância que o acupunturista compreenda de onde as sequelas podem aparecer e o porque de cada uma delas.
A Covid é uma doença que começa atacando o Pulmão e através deste ataque, todos os outros órgãos podem sofrer, com base no conhecimento dos 5 Elementos, as seguintes situações podem acontecer:
- Pulmão não nutrindo Rim – nesse caso, mãe não nutre o filho e as sequelas estarão ligadas ao funcionamento do Rim e do Sistema urinário, como insuficiência renal, infecções de urina, urgência urinária, entre outros. Em Medicina Chinesa o Rim cuida também dos ossos, por isso são justificáveis as dores articulares e a desmineralização óssea que também podem acontecer pós Covid. Outro ponto importante está ligado à fertilidade feminina. O Rim é de extrema importância na capacidade da mulher engravidar, pois nele é reservada toda a energia vital. Por isso, uma vez o Rim enfraquecido, a mulher poderá ter dificuldades em engravidar. Psicologicamente o paciente pode se tornar inseguro e desenvolver fobias.
- Pulmão não controlando o Fígado – nesse caso, o Avô, Pulmão, é incapaz de controlar o Neto, o Fígado, e o paciente poderá desenvolver inflamações hepáticas como hepatite, esteatose, diminuição no metabolismo do Fígado, etc. Em Medicina Chinesa o Fígado é responsável por nutrir os músculos com sangue e por isso, no pós Covid o paciente poderá ter dores musculares intensas, tensões musculares em pontos específicos e até mesmo um problema de ereção. Problemas menstruais também podem acontecer, pois é o Fígado que leva o sangue para o útero para que a menstruação ocorra. Psicologicamente o paciente pode se tornar irritadiço e passar a ter um sono perturbados por sonhos ou pesadelos e acordar pela manhã como se não tivesse dormido.
- Pulmão contra dominando Coração – nesse caso, o Pulmão sofrendo de estagnação de Qi causado pela Covid, desenvolve uma potente doença de excesso que irá contra dominar o seu avô Coração, levando à arritmia cardíaca, palpitações, crises de ansiedade e pânico e perturbação mental de todos os tipos. A circulação de sangue nos vasos sanguíneos pode se tornar lenta e prejudicada. Podem aparecer hematomas por uma fragilidade capilar bem como se dar o início do aparecimento de varizes.
- Pulmão consumindo energia do Baço – este é um caso onde o filho doente, consome excessivamente a energia da mãe. Assim, Baço enfraquecido levará à baixa produção de sangue, podendo resultar em anemia, alterações do volume menstrual, falta de memória, insônia, fadiga crônica, entre outros. Além disso, o Baço enfraquecido poderá levar o paciente à desenvolver resistência insulínica ou diabetes, uma vez que o Pâncreas em Medicina Chinesa possui função energética compartilhada.
- Pulmão com sequelas no próprio Pulmão – no órgão mais afetado, o Pulmão. Em Medicina Chinesa o Pulmão cuida da pele e dos cabelos. Por isso, as quedas de cabelos tornam-se tão intensas, a pele ressecada. Além disso, por cuidar da respiração e da olfação, é comum que mesmo depois de meses após a contaminação por Covid, o paciente refira falta de ar e demonstre uma baixa saturação de oxigênio. O olfato também pode ficar prejudicado meses após a contaminação. Psicologicamente o paciente pode tornar-se triste, frustrado e com dificuldade de seguir a diante, preso ao passado e tornando-se melancólico.
Sabendo como e qual órgão foi afetado energeticamente pela Covid, o terapeuta terá mais recursos para cuidar do paciente, sempre tratando o órgão choque, que é o Pulmão e fortalecendo ou dissipando a energia do órgão que tornou-se sua consequência.
Já existem estudos científicos comprovando a melhora das sequelas em várias sequelas, com a utilização de acupuntura, moxabustão, laserpuntura, dietoterapia entre outros.
Se for do desejo de vocês, poderei citar alguns tratamentos em próximos textos!
Um grande abraço à todos!
Profa. Fernanda Mara