Dietoterapia Chinesa no Tratamento das Cólicas Menstruais

Bom dia Leitores,

Hoje nós vamos falar de um tema bastante recorrente: a cólica menstrual.

Já escrevi sobre esse tema outras vezes, mas hoje, a abordagem será pela Dietoterapia Chinesa. O que podemos comer para evitar dores tão desconfortáveis antes, durante e depois do período menstrual?

Para que possamos ter uma listinha de alimentos, vamos relembrar os tipos de cólica menstrual e suas causas de acordo com a Medicina Chinesa.

1. Cólica abdominal:

A cólica abdominal é característica de desequilíbrios do Fígado que ocorrem principalmente antes do período menstrual.

  • São 2 os desequilíbrios mais comuns do Fígado no que se refere à cólica menstrual:

a) Estagnação de Qi e/ou Sangue do Fígado:

A menstruação normalmente possui o sangue escuro e presença de coágulos e pode, eventualmente atrasar. A cólica piora sob pressão e/ou massagem e normalmente passa tão logo a menstruaação desça. Para ter certeza do diagnóstico, olha-se a língua da paciente para checar se as laterais estão arroxeadas.

Neste caso, precisamos de alimentos que movimentem o sangue e a energia do Fígado, por isso, é recomendado que a paciente utilize alimentos neutros e alguns mornos para o elemento Madeira, como: uvas, ameixas, tâmaras, chá de camomila e até mesmo um cálice de vinho.

b) Excesso de Yang ou Calor no Fígado:

Após algum tempo de Estagnação e Qi e Sangue, o Calor no corpo sobe, na tentativa de eliminar as estagnações. Nesse caso, a menstruação pode adiantar, o sangue descerá vermelho vivo, sem coágulos e as cólicas ocorrerão antes ou durante a menstruação de forma aguda, em latejamento.

Para ter certeza do diagnóstico, olhamos se a língua da paciente está mais vermelha nas laterais que no resto.

Neste caso, precisamos refrescar o Calor do Fígado e controlar a energia Yang. Para tal, é recomendado que a paciente utilize alimentos frios e frescos para o elemento Madeira, como: limão, iogurte, banana, amora, mirtilo, etc…

2. Cólica Lombar

A cólica lombar é resultado de uma Deficiência da energia Yin dos Rins. Nesses casos, a dor pode acontecer durante ou após a menstruação e o sangue menstrual pode ser normal ou vir de forma escassa e escura.

A língua da paciente poderá aparecer com a saburra descascada como um todo, mas mais especificamente na raiz.

Nesses casos, partindo do princípio que a energia Yin é de natureza fria, devemos recomendar alimentos frios e frescos do elemento Água, como: tangerina, laranja, aspargo, melancia, etc. O chá de gergelim preto também é uma boa opção para controlar esse tipo de cólica.

Quando a paciente deve iniciar os tratamentos?

Já sabendo da possibilidade de ter cólicas, a paciente deve começar a consumir os alimentos que as evitam cerca de 3 dias antes do período comum de seu início. Porém, o tratamento pode ser feito durante todo o mês sem causar nenhum tipo de prejuízo à saúde.

De qualquer maneira, o ideal é que paciente conheça o seu ciclo e faça anotações em um caderno ou aplicativo para que a exatidão do tratamento traga benefícios.

A tabela completa dos alimentos você encontra em: https://www.facilitandoacupuntura.com.br/tabelas-de-alimentacao-terapeutica/

Espero que tenham gostado!

Um grande abraço!
Profa. Fernanda Mara