Olá Queridos Leitores,
Com a pandemia ainda em curso em nosso país, segue aumentando o número de pessoas trabalhando em casa, muitas vezes sentadas por muito mais horas que antigamente era normal e em cadeiras que não são adequadas para a realização do trabalho.
Baseado nisso, vemos o crescente aumento de queixas de dor lombar em nossos consultórios. Assim, esse texto foi idealizado com o objetivo de ajudar terapeutas e pacientes no controle da dor lombar, explicando cada uma das possibilidades de causa e de tratamento:
1) Dor Lombar na Medicina Chinesa:
A dor lombar na Medicina Chinesa está relacionada ao desequilíbrio da energia dos Rins. Os Rins são facilmente desequilibrados por excesso de trabalho sem repouso adequado, estresse emocional, falta ou excesso de atividade física, má alimentação, falta de consumo de água e acima de tudo pelo Medo e pela Insegurança.
No panorama atual, o Medo e a Insegurança são 2 fatores muito presentes no que se diz respeito ao aparecimento de dores na lombar sem causa mecânica, e justifica muito bem a fala de alguns pacientes: “a dor começou do nada, sem motivo”.
Para essa dor, alguns pontos de acupuntura são sugeridos, como: B23, B52, VG4, VC4, R3 e R9, bem como os pontos auriculares de Rim e Tensão emocional, além de obviamente tratarmos o ponto de Lombar, na orelha.
2) Dor Lombar Ocasionada por Tensões Musculares:
Uma boa parte das dores na região lombar está relacionada à má postura ou até mesmo ao fato do paciente permanecer muitas horas sentado em uma postura inadequada para o trabalho que realiza. A pratica de esporte mal conduzida também pode levar o paciente à sofrer dores limitantes.
Os principais músculos envolvidos na dor lombar são:
- Quadrado Lombar: localizado na própria parte baixa da coluna, o músculo quadrado lombar costuma levar a fama de ser o único causador de dor nessa região, porém, podemos dizer que sozinho, ele é o menor dos problemas. A tensão do músculo quadrado lombar é sentida especificamente do glúteo, não sendo o principal causador da lombalgia.
- Glúteo Máximo: localizado no centro do bumbum, esse músculo gera dores parecidas com as dores geradas pelo quadrado lombar, pegando em especial o próprio glúteo e não é o maior dos problemas.
Se os músculos Quadrado Lombar e Glúteo Máximo não são os principais causadores das dores na lombar, então quais músculos devemos tratar?
Apesar de não serem os principais músculos envolvidos na lombalgia, Quadrado Lombar e Glúteo Máximo geram rigidez no quadril, alterando sua mecânica e ativando outras dores. Entre elas, a dor lombar, que pode ter origem nos seguintes músculos:
- Glúteo Médio: localizado na lateral do quadril, o músculo Glúteo Médio possui potencial de irradiação de dor para a região lombar e por todo glúteo, sendo um dos maiores responsáveis pelas dores lombares de pacientes que permanecem muitas horas sentados durante o dia.
- Glúteo Mínimo: localizado logo atrás do Glúteo Médio, o músculo Glúteo mínimo gera dores na região lombar, glútea e com potencial para irradiar por toda lateral da coxa e da perna, podendo chegar até o pé. Muitas pessoas confundem essa irradiação com a do nervo ciático, que ocorre sempre por trás de coxa e perna e jamais pela lateral.
- Íleopsoas: considerado o “músculo da alma” entra facilmente em tensão quando estamos nervosos/ansiosos. Localizado na região anterior e profunda do corpo, no abdome baixo e na parte da frente da coxa próximo à virilha é um dos maiores causadores das dores lombares.
- Sóleo: Localizado no meio da “panturrilha”, quando está tenso, o músculo Sóleo é capaz de irradiar dor para a lombar e região do sacro. O não tratamento deste músculo pode fazer com que o paciente não se cure totalmente de sua lombalgia.
Como devemos tratar no caso de lombalgias ocasionadas por tensões musculares?
Nestes casos, cabe ao terapeuta palpar os pontos gatilhos destes músculos e se os pacientes responderem com dor à palpação, estes pontos devem ser tratados com agulhamento profundo, podendo o tratamento ser complementado com eletroacupuntura, massagens ser encaminhado de volta para casa com stiper colados nos pontos.
A melhora acontece em menos de 24 horas da aplicação.
Para realizar a manutenção sem dor, o paciente deverá fazer fortalecimentos dos músculos abdominais e das costas, bem como alongamentos, pelo menos 3x na semana.
Neste texto foram explorados algumas das causas dar dor lombar… Muitas ainda podem ser discutidas, como hérnias de discos, protusões discais, escoliose, entre outras 🙂
Em breve produzirei outro texto para vocês!
Um grande abraço à todos!
Profa. Fernanda Mara