Bom dia Leitores!
Hoje vamos falar um pouquinho de memória, ou melhor, da falta dela…
Quantas vezes você já iniciou a leitura, mas quando chegava no final da página, não lembrava mais do começo? Ou quantas vezes foi abrir uma gaveta no quarto e teve que voltar na cozinha para lembrar o que foi buscar? Ou ainda… quantas vezes já disse: “o que eu estava falando mesmo?”.
Se você está passando com frequência por situações como esta, este texto poderá ajudar.
Em Medicina Tradicional Chinesa, falamos em 3 tipos básicos de memória:
1- Memória de passado, como por exemplo lembrar da infância: é de responsabilidade do Rim
2- Memória de aprendizado: é de responsabilidade do Baço-Pâncreas
3- Memória de coisas que já foram decoradas na vida, como andar de bicicleta ou aprender um idioma: é de responsabilidade do Coração.
Neste texto, falarei sobre o desequilíbrio do Baço-Pâncreas e do Coração.
Quando o Baço-Pâncreas está desequilibrado, o indivíduo sentirá dificuldade de memorizar novos fatos bem como de aprender coisas novas e até mesmo de prestar atenção em uma aula.
Por isso, para melhorar a memória e a capacidade intelectual de uma pessoa que está passando por alguma destas dificuldades, devemos fortalecer o Baço.
O ponto BP3, localizado no pé, demonstra excelentes resultados na melhora da memória. Outro ponto que pode ser utilizado com essa função é o E8, localizado na cabeça.
Na auriculoterapia, podemos utilizar o ponto de Tronco Cerebral como um auxiliar na melhora da memória.
Para ajudar no equilíbrio do Baço e na melhora da memória, podemos utilizar alimentos que fortaleçam o Baço, como a couve, o inhame, mas neste caso, em especial, consumir nozes é uma excelente opção.
Já quando o Coração está desequilibrado, a memória falta durante uma conversa, não sabemos mais sobre o que estávamos falando, ou ainda não conseguimos encontrar a palavra certa para a ocasião. Esquecemos o caminho até o trabalho, não lembramos de outro idioma que aprendemos.
Para fortalecer o Coração e voltar a ter coerência nos pensamentos, ordem naquilo que se precisa falar, e ter menos lapsos de memória, os pontos C7 e CS7 tem grande importância. Assim como o próprio ponto de Coração na auriculoterapia.
É importante saber que neste segundo caso, o estado ansioso é responsável por boa parte dos sintomas.
Então, pontos como CS6 na acupuntura sistêmica e os pontos de Ansiedade na auricular são muito bons também. Evitar condimentos em excesso na alimentação também fará o paciente se sentir mais calmo e melhorar a memória.
E você leitor? Está com a memória boa?
A acupuntura com certeza irá te ajudar 😉
Um grande abraço à todos.
Profa. Fernanda Mara