>MICRO POST 1 – Dicas sobre a DOR x ACUPUNTURA

>
Bom dia Leitores,
Depois do período de férias, aqui estou eu, de volta ao trabalho de escrever no Blog.

Para começar o ano mais “light”, resolvi iniciar uma outra categoria de Post, o MICRO POST, onde serão dadas dicas, em posts pequenos, como notas de roda-pé ou ainda pequenos resumos muito úteis.

Para iniciar essa categoria, escolhi o tema DOR.

O que um acupunturista precisa saber sobre a DOR e o que isso interfere na escolha dos pontos e no sucesso do tratamento??

Para acupuntura, a dor tem DUAS CARACTERÍSTICAS principais:
1) Dor que melhora à pressão e/ou massagem

2) Dor que piora à pressão e/ ou massagem

–> Quando a dor Melhora à pressão e/ ou massagem: significa que esse paciente possui uma doença de Deficiência. Basta imaginar seu corpo vazio por dentro, sem órgãos ou vísceras… Você então come uma pequena ervilha e quando chega na altura da barriga, pelo corpo estar vazio, essa ervilha se movimenta, chocando com as paredes do seu corpo, gerando assim dor. Quando fazemos a pressão, paramos o movimento dessa ervilha, que, em não podendo se movimentar, impede a dor.

– Nestes casos, o terapeuta deve usar Técnicas de Tonificação, visto que o problema é de deficiência.

** Lembrando que doenças de Deficiência são aquelas onde falta Qi (energia), Xue (sangue) e/ou Jin Ye (fluídos corpóreos),

– Um exemplo de dor por deficiência é a dor por fraqueza muscular que os anêmicos apresentam. Ao ter seus corpos massageados, a circulação sanguínea torna-se melhor, trazendo disposição à este paciente.

–> Quando a dor Piora à Pressão e/ou massagem: significa que este paciente possui uma doença de Excesso. Voltando ao raciocínio da ervilha, porém, agora pense que seu corpo está tomado por órgãos e vísceras e que poucos espaços vazios estão disponíveis. Quando a ervilha cai dentro do corpo, não há espaço para que ela se movimente, e como o corpo está todo tomado, além de não se mexer, essa ervilha tenta se projetar para fora do corpo (como um edema). Se tentarmos pressionar o ponto onde essa ervilha se encontra, ela irá se chocar e comprimir os órgãos que em volta dela estão, gerando dor.

Assim, o ideal é mover o que está excessivamente ocupando lugar no corpo, para permitir o mínimo e saudável movimento entre os órgãos, aliviando a pressão interna e curando a dor.

– Neste caso, o terapeuta deverá usar Técnicas de Sedação, visto que o problema é de excesso.

** Lembrando que doenças de Excesso são aquelas onde há presença de fator patogênico (frio, calor, umidade, secura, vento) ou onde há estagnação de Qi (energia) e/ou Xue (sangue).
– Um exemplo de dor por excesso, são as dores causadas por entorse de tornozelo. Quando uma pessoa torce o tornozelo, ela irá apresentar um edema local (umidade) que ao ser pressionado irá piorar a dor do paciente. Quando sedamos o local, a umidade é eliminada, reabsorvida pela circulação, e os movimentos da articulação podem voltar a ser feitos sem dor.

Bom, ainda existem muitas coisas sobre dor que podemos discutir… Como dores irradiadas, dores que pioram ou melhoram com calor/frio… Tudo isso pode ser falado. Mas por ora, alguma dúvida?

Feliz Ano novo à Todos e Vamos participar do “Facilitando a Acupuntura”!