Que tal aproveitar esse finalzinho de ano para retomar os estudos sobre os Zang-Fu?
O escolhido de hoje foi o Intestino Grosso.
O Estudo do Intestino Grosso é muito mais simples que os demais Zang-Fu, apesar de sua função ser de extrema importância. Precisamos saber, então, que suas principais funções são:
1) Controlar a Passagem e a Condução
2) Transformar as fezes e reabsorver os fluídos
Em resumo, a principal função do Intestino Grosso consiste em receber os alimentos e as bebidas do Intestino Delgado. Tendo absorvido alguns dos fluidos, excretar as fezes.
Sem o Intestino Grosso, os metabólitos (substâncias tóxicas para o corpo) ficariam presos em nosso organismo, e a vida seria impossível.
Mas o que pode causar doenças no Intestino Grosso?
A)Fatores Patogênicos Externos
– Frio: o intestino grosso é facilmente afetado pelo frio externo, principalmente quando há vestuário inadequado. O meridiano do Intestino Grosso passa pelos membros superiores, que quando desprotegidos podem ser afetados pelo frio perverso.
– Umidade: sentar-se em locais úmidos e frios e a umidade externa afetam facilmente o intestino grosso. Da mesma forma da invasão anterior, a umidade pode penetrar o meridiano do Intestino Grosso. Porém, no caso da Umidade, até mesmo morar em locais extremamente úmidos podem prejudicar o funcionamento deste órgão.
b) Tensão Emocional
– Tristeza: a tristeza afeta principalmente o Pulmão e pode afetar o IG indiretamente por serem acoplados. A tristeza causa deficiência do Qi do Pulmão e do IG. É notável, que principalmente mulheres ficam constipadas quando passam por períodos de tristeza profunda.
– Preocupação: a preocupação depaupera o Qi do Pulmão que não desce e auxilia o IG em suas funções. Isso causa estagnação do Qi do IG e as fezes também ficam retidas.
– Raiva: a raiva, a frustração e o ressentimento afetam o IG, causando estagnação do Qi neste órgão. Principalmente se esses sentimentos forem sentidos após as refeições. Inicialmente, estes sentimentos afetam o Fígado, causando a estagnação do Qi do mesmo. Esta estagnação gera calor, que pode invadir o IG tornando as fezes ressecadas e fétidas.
c) Dieta
Sabendo o que causa doenças do Intestino Grosso, vamos entender os Padrões relacionados à esse órgão:
Padrões de Excesso
1) Umidade Calor no Intestino Grosso: sintomas de dor abdominal que não melhora por
evacuação, muco, sangue nas fezes, sensação de peso no corpo e nos membros, urina escassa e escura, diarréia. É um padrão causado principalemnte por dieta inadequada e estresse emocional.
2) Calor no o Intestino Grosso: sintomas de fezes secas, sensação de queimação na boca e no ânus, urina escura e escassa. É principalmente causado pelo consumo excessivo de alimentos quentes e secos.
3) Frio Invadindo o Intestino Grosso: sintomas de dor abdominal repentina, diarréia com dor, sensação de frio. Língua com revestimento branco. Neste caso é necessário estar atento ao vestuário adequado ao clima.
4) Estagnação do Qi no Intestino Grosso: sintomas de distensão e dor abdominais, constipação com fezes em pedaços, irritabilidade, agravação da condição de acordo com o humor. Este padrão pode ocorrer devido à alimentação irregular, ou seja, em horários que não são pré determinados. Porém, o que mais chama atenção neste padrão é o fato dele acontecer principalmente por alterações de humor. Pode ser facilmente associado ao que a medicina Ocidental chama de Síndrome do Intestino Irritável.
Padrões de Deficiência
1) Intestino Grosso Seco: sintomas de fezes ressecadas e difíceis de serem eliminadas, boca e garganta secas, corpo delgado, mau hálito.
2) Colapso do Intestino Grosso: sintomas de Diarréia crônica, prolapso de ânus, hemorróidas, cansaço após evacuações intestinais, membros frios, falta de apetite, esgotamento mental, vontade de beber líquidos quentes, vontade de ter o abdome massageado.
Com os conhecimentos postados acima, fica fácil entender que para que o Intestino Grosso funcione regularmente é necessário se alimentar bem, com regularidade de horários, evitar grandes períodos de estresse emocional e manter o vestuário adequado de acordo com as condições climáticas.
O consumo adequado de água também colabora para um bom funcionamento do Intestino Grosso.
Outra questão importante, é tomar cuidado com o Baço-Pâncreas e com o Estômago, que já foram estudados. Os maiores desquilíbrios de Intestino Grosso são provenientes destes órgãos.
Alguns livros mais “esotéricos” dizem que a falta de funcionamento do Intestino Grosso está ligada à situações de apego. Quanto mais apegada é uma pessoa, menos o intestino irá funcionar, sendo assim, vamos apresender à desapegar???
Bom estudo à todos…
Dúvidas?