OS ZANG-FU – VESÍCULA BILIAR – FISIOLOGIA E PATOLOGIA

>

Caros Leitores,

É chegada a hora de retomar um pouco do estudo dos Zang-Fu. Hoje falarei sobre a importante Vesícula Biliar.

A principal função da Vesícula consiste em estocar a bile. Função esta, que depende de um bom funcionamento do Fígado. Se a bile não puder ser estocada para sua devida utilização, o indivíduo pode ter sérios problemas digestórios, como refluxo, bem como seus problemas associados, como a enxaqueca.

Para a Medicina Tradicional Chinesa, além da função física que lhe compete, a Vesícula é capaz de fazer com que o indivíduo TOME DECISÕES. As funções de Vesícula Biliar e Fígado devem estar em equilíbrio para harmonizar todas as ações do ser humano em relação a vida, visto que o Fígado faz com que o indivíduo seja capaz de PLANEJAR aquilo que se deseja realizar na vida.

Mas o que pode deixar a Vesícula Biliar doente?

a) Dieta: O consumo excessivo de alimentos oleosos e gordurosos conduz à formação de umidade que pode se alojar na Vesícula Biliar.

b) Tensão Emocional: A Vesícula Biliar é afetada pelos mesmos sentimentos do Fígado (raiva, ressentimento e frustração), que causam estagnação do Qi e consequente calor.
– A falta de energia na Vesícula Biliar pode resultar em timidez e falta de coragem.

c) Fatores Patogênicos Exteriores– A umidade exterior,(como cidades com clima úmido, deitar-se em superfícies úmidas ou permanecer com roupas úmidas) pode invadir a Vesícula Biliar.

Sabendo os fatores que causam doenças na Vesícula Biliar, vamos então conhecer os Padrões de Doenças e seus principais sintomas:

Padrões de Excesso

1) Umidade na Vesícula Biliar: sintomas de plenitude no hipocôndrio, icterícia, pele e olhos amarelos, náusea, vômito, inabilidade de digerir gordura, urina turva, falta de sede, gosto pegajoso, dor de cabeça surda.

– Este padrão acontece principalmente devido à dieta inadequada com excesso de alimentos gordurosos

2) Umidade Calor na Vesícula Biliar: sintomas de plenitude no hipocôndrio, gosto amargo, incapacidade para digerir gorduras, compleição amarela, urina escassa amarela e escura, febre, sede sem vontade de beber.

– A tensão emocional causa estagnação do Qi da Vesícula Biliar, que consequentemente irá gerar calor interno. Se somado à alimentação baseada em alimentos gordurosos, a VB irá desenvolver esse padrão.

Padrões de Deficiência

1) Vesícula Biliar Deficiente: sintomas de timidez, falta de iniciativa, indecisão, visão turva, imagens flutuantes no campo visual, nervosismo,despertar cedo, sonhos inquietantes.

-Este padrão se torna interessante pois não possui uma etiologia exata. De certa forma, o padrão descreve o caráter da pessoa, e não apenas manifestações clínicas.

Padrão Combinado:

 
1) Umidade Calor na Vesícula Biliar e no Fígado: sintomas de plenitude no hipocôndrio, gosto amargo,erupções cutâneas genitais e prurido, irritabilidade,
tontura, incapacidade para digerir gorduras.
– Este padrão normalmente acontece por invasão de umidade externa associada ao estresse emocional ou alimentação inadequada.
-É interessante ao leitor, saber que as principais dores de cabeça e enxaquecas são causadas por distúrbios da Vesícula Biliar. As enxaquecas relacionadas à Vesícula Biliar normalmente são uni ou bilaterais, percorrendo toda a lateral do crânio, e podem se mover de frente para trás e de trás para frente, de forma latejante. Também podem ser temporais, com sensação de aperto nas têmporas.
Quando essas dores são apenas latejantes, podemos dizer que são ocasionadas apenas por calor na Vesícula Biliar, que é causado pela alimentação inadequada ou pelo estresse emocional.
No caso da dor se apresentar com a sensação de peso, que não passa mesmo com o indivíduo deitado, dizemos que existe umidade na cabeça. Fato que também ocorre pelo excesso de alimentação gordurosa.
Essas pequenas diferenças devem ser notadas para que exista uma melhora rápida dos sintomas dos pacientes.
Quando a Vesícula Biliar está equilibrada, o indivíduo tem o pensamento claro, uma digestão boa e a coragem intacta.
Dúvidas?