Queridos Leitores,
Hoje vamos falar um pouco sobre a amamentação e algumas consequências que a mulher pode sofrer durante esse período tão especial.
Em Medicina Chinesa, dizemos que o leite materno não é apenas um alimento para o corpo físico, mas também para o corpo psíquico e espiritual do bebê. Isso se dá, pois o leite materno, na visão oriental, é composto pelos Fluídos Corpóreos, Sangue e Essências da mãe.
Os fluídos são aqueles que dão a viscosidade do leite e que permitem que ele circule. O sangue é o fluído vital que carrega os espíritos, que realmente dão ânimo e vida à um novo ser, diz-se nos clássicos, que o sangue possui a energia celeste. Já as essências, são as energias que governam a base, podemos compará-la à genética do ser humano, passado de pais para filhos.
Com base nesses conhecimentos, podemos observar o tamanho da nobreza da composição do leite materno segundo a Medicina Chinesa. Mas, será que tamanha nobreza e cuidado ao ser produzido, pode gerar um consumo da mãe? Levando-a à desequilíbrios energéticos e posteriormente físicos?
A resposta é sim.
Quando a mãe está no período de amamentação, a maior quantidade de energia absorvida pelos alimentos será para formação do sangue que irá compor o leite materno. Bem como as essências da mãe e os fluídos ingeridos seguem sendo utilizados. Dessa forma, a mãe sentirá mais fome e necessitará de alimentos de qualidade e muitas vezes em maior quantidade, uma vez que não estará nutrindo apenas o próprio corpo, mas também o do bebê.
Se não há alimentação adequada e suficiente, a mãe poderá utilizar dos próprios fluídos vitais para compensar a produção de leite, ou seja, poderá sofrer de Deficiência de Sangue do Baço, Deficiência de Sangue do Fígado e o gasto excessivo das essências poderá levar à uma Deficiência do Yin do Rim.
Se houver excesso de trabalho e estresse emocional nesse período, somado à má alimentação, a mãe poderá desenvolver essas síndromes ainda mais facilmente.
Para evitar que tais síndromes ocorram, podemos como prevenção, indicar:
1. Alimentação Terapêutica:
Pedir para que a mãe consuma alimentos frescos para o Elemento Terra, Madeira e Água, facilitando assim a formação de sangue e Yin, melhorando as funções do Baço, Fígado e Rim.
Além disso, raízes sempre serão bem vindas para que a produção de sangue seja aumentada.
2. Pontos de Acupuntura:
É importante que, ao se alimentar de forma adequada, o corpo possa utilizar dos alimentos para formar mais sangue e fornecer mais energia. E os pontos de acupuntura poderão ajudar nessas funções. Sugiro:
- BP6 e BP8: tonificar o sangue do Baço
- F8: tonificar o Sangue do Fígado
- R6 e VC4: tonificar a energia Yin do Rim
Evitando as Síndromes de Deficiência, a mãe poderá se amamentar o bebê por mais tempo, com bom volume de leite e de forma mais saudável. O leite será sempre rico e dará ao bebê a oportunidade de crescer e se desenvolver com mais saúde e melhor imunidade.
E lembrem-se: os cuidados precisam ser ainda maiores em mulheres que optarem por livre demanda 🙂
Espero que tenham gostado e que tenha sido de grande ajuda.
Um grande abraço à todos.
Profa. Fernanda Mara