Bom dia Leitores!
Hoje vamos aprofundar o assunto Psoríase, segundo a Medicina Tradicional Chinesa.
Relembrando o último post, a Psoríase é uma doença autoimune, relativamente comum e não contagiosa. Seu principal sintoma se dá pela erupção de placas cutâneas eritematosas cobertas por escamas esbranquiçadas.
Ainda no último post, disse que na Medicina Chinesa, a Psoríase é uma doença gerada pela desarmonia de vários órgãos, entre eles Rim, Pulmão e Coração, e está diretamente ligada à problemas emocionais, como a perda de entes queridos, a tristeza e a ansiedade. Equilibrar as emoções, então, se torna importante. Sugeri para essa situação os pontos CS6, P5 e R3, porém, existe também a necessidade de se cuidar das lesões cutâneas.
De onde surgem as lesões?
Na medicina oriental, as lesões cutâneas sempre surgem de uma Síndrome de Calor no Sangue. Quando o sangue fica quente, a pele irá desidratar e assim perder sua continuidade, gerando lesões abertas, coceira, queda de pêlos (no caso do couro cabeludo), bolhas entre outras manifestações.
O Fígado é o único órgão capaz de aquecer o sangue.
Então, para diminuir as feridas já existentes no paciente com Psoríase, faz-se necessário resfriar e mover o sangue, e para essas funções indico os seguintes pontos: F2, F3, F8, B17, B18 e B49.
Na Acupuntura Auricular, 2 pontos são notoriamente importantes: Fïgado e Fígado Yang.
O chá de folha de amora ajuda muito no resfriamento sanguíneo e também pode ser utilizado.
Lesões quentes costumam gerar prurido, e se o paciente estiver sofrendo com esse sintomas, a combinação dos pontos: F8 + P5 e ponto de urticária na aurículo serão de suma importância. Sabonetes e shampoos de Urtiga também ajudam a diminuir a coceira, e podem ser usados todos os dias, desde que o paciente não seja alérgico ao produto.
A pele com lesão por calor no sangue, estará, também, desidratada, e cabe ao acupunturista usar pontos que nutram a pele. Lembrem-se de que o órgão responsável pela nutrição da pele é o Pulmão, e assim, pontos com P7 e P9 irão ajudar na dissipação da energia do pulmão para pele, ajudando na cicatrização e nutrição da mesma. Também recomendo os pontos: B13 e B42 além do ponto de pulmão na aurículoterapia.
Estados de cansaço extremo, exaustão, gasto excessivo de energia vital, irão deixar o Rim debilitado, o que irá consumir demasiadamente a energia do Pulmão e piorar a situação das lesões.
Quando mantemos forte o Rim do paciente com psoríase, novas lesões não aparecem e fica mais fácil cuidar das existentes.
Sugiro os pontos: R3, R6, B23, B52 e Vc4. Aos praticantes de acupuntura auricular, use o ponto do Rim em todas as sessões.
Outra técnica que pode ser utilizada na cicatrização das lesões cutâneas e na despigmentação (no caso de psoríase com manchas escuras) é a utilização dos cristais radiônicos na borda do local onde se deseja tratar, usando-os em toda a circunferência. Os resultados são bastante rápidos e satisfatórios, podendo o paciente estar visivelmente melhor após 2 ou 3 semanas, aplicando-os apenas uma vez por semana.
Nunca se esqueçam de tratar as emoções dos pacientes que sofrem de Psoríase.
A grande maioria das vezes, a psoríase é descoberta no paciente depois de alguma situação de grande estresse. Como a morte de um ente querido, após outra doença grave, acidentes, etc. É importante avaliar qual foi a emoção geradora de calor no sangue, e não necessariamente esta é gerada exclusivamente pelo Fígado. Podemos usar as dicas abaixo, em relação aos sentimentos, mas sem dúvida, outros pontos podem e devem ser utilizados de acordo com a necessidade de cada paciente:
- Ansiedade/Agitação mental – Coração – CS6, C7
- Preocupação/ Sentimento de impotência -BP3, E8
- Tristeza/ Angústia/ Luto: P3, P10
- Medo/ Insegurança/ Pânico/Fobias: R3, R23, R52
- Raiva/Frustração/Falta de Direção: F2, VB40, VB41
Muitos sentimentos, comuns ou combinados à estes acima podem acontece e cabe ao acupunturista encontrar a raiz do problema e escolher os melhores pontos. Na auriculoterapia os pontos de Ansiedade e Tensão (ou hélice 5) ajudam na grande maioria dos problemas emocionais apresentados pelo paciente.
O paciente com psoríase é crônico. Em alguns casos, os efeitos do tratamento demoram a aparecer, mas, com paciência e disciplina, a acupuntura traz grandes benefícios na saúde geral do mesmo, podendo controlar as lesões por muitos anos.
Espero ter colaborado de alguma forma.
Um grande abraço à todos.
Profa. Fernanda Mara
Obs: A foto que ilustra este post é de uma paciente minha, que permitiu a publicação e relata que nunca havia sentido uma melhora tão grande quanto com a acupuntura. A mancha fotografada é a maior delas, algumas menores simplesmente sumiram. 🙂