A ARTRITE SEGUNDO A MEDICINA TRADICIONAL CHINESA

 

Caros leitores,

Aproveitando o clima atípico de Primavera fria e chuvosa, decidi retomar os posts falando de uma doença que piora muito com as alterações de clima: A Artrite.

Segundo a Medicina Ocidental,  a artrite é a inflamação das articulações. Em sentido amplo: é conjunto de sintomas e sinais resultantes de lesões articulares produzidas por diversos motivos e causas, na maioria das vezes desconhecida.

Sempre que uma doença tem motivo desconhecido, ela acaba sendo considerada uma doença “auto-imune”, em que o corpo “luta” contra si próprio, gerando inflamações de repetição em áreas diferente do organismo. A Artrite é considerada uma doença reumática e afeta mais as mulheres do que homens, e está presente principalmente na fase adulta.

Seus principais sintomas são: dor e rigidez articular e muscular que normalmente melhoram quando o corpo é aquecido.

Sabendo destes dados, vamos discutir o que é a Artrite segundo a Medicina Tradicional Chinesa, quais seus tratamentos e seu prognóstico.

Para a Medicina Tradicional Chinesa a artrite se enquadra como Síndrome da Obstrução Dolorosa, conhecida também como Síndrome Bi.

A Síndrome Bi é caracterizada por dor músculo-articular causada por invasão de fatores patogênicos externos, ou seja, por invasão de frio, umidade, calor ou vento. Estes fatores, quando dentro do corpo, impedem a energia e o sangue de circular, assim, os músculos ficam mal nutridos e ficam impossibilitados de se contrair e mover os ossos, o que gera dor.

Quando os fatores patogênicos não são expulsos do corpo, eles podem agravar a doença, gerando a Síndrome Bi do tipo óssea, onde as consequências vão além do sistema músculo esquelético, afetando também os órgãos internos.

É necessário lembrar, que para que haja a invasão de fatores patogênicos no corpo, a imunidade do paciente precisa estar baixa. Invasões de repetição de fatores patogênicos externos podem levar o paciente à condição de doente crônico.

Existem 5 tipos de Síndrome Bi:

1) Síndrome Bi de Vento: é caracterizada por sensibilidade e dor nos músculos e limitação do movimento que ora afeta uma articulação, ora afeta outra. É conhecida como “a dor que se move de uma junta para a outra”. O vento é o causador mais habitual da síndrome Bi. Um exemplo clássico seria o torcicolo gerado em uma pessoa que passou a noite com o ventilador virado para o próprio corpo durante a noite.

2) Síndrome Bi de Umidade: caracterizada por dor, sensibilidade e inchaço dos músculos e juntas, com sensação de peso e formigamento dos membros. A dor afeta articulações específicas do corpo e acontece principalmente por exposição excessiva ao clima úmido.

3) Síndrome Bi de Frio: caracterizada por dor severa de uma determinada junta ou músculo, com limitação do movimento e geralmente afeta somente um dos lados do corpo. É o fator patogênico mais comum na artrite, visto que os sintomas da doença pioram no inverno e em baixas temperaturas.

4) Síndrome Bi de Calor: é proveniente de qualquer um dos 3 tipos anteriores. Neste caso, quando o fator patogênico não foi expulso, a reação do organismo é gerar uma inflamação. A esta inflamação, damos o nome de “Calor”. Ocorre uma deficiência da energia Yin do corpo, ressecando os fluídos, deixando os músculos e juntas ainda mais rígidos.

Neste estágio existe dor, calor, vermelhidão e inchaço das juntas, limitação de movimento e dor severa. Na fase aguda, o paciente pode vir a ter febre e excesso de sede.

5) Síndrome Bi Óssea: é considerada uma doença Crônica. Pode se desenvolver a partir de qualquer um dos 4 tipos anteriores. A obstrução persistente dos fatores patogênicos gera mucosidade intensa, afetando não somente os músculos e juntas, mas também as os órgãos internos.

É o tipo em que ocorre obstrução severa da circulação de Energia e Sangue, o que afeta, em longo prazo, o Fígado e o Rim.

Mas a pergunta principal é: Em qual dos tipos de Síndrome Bi está envolvida a Artrite??

– Na realidade, quando um indivíduo é diagnosticado com Artrite, de fato ele já está na fase de Síndrome Bi de Calor, onde a persistência dos fatores patogênicos gerou uma inflamação generalizada dos músculos e juntas ou ainda,  poderá estar na fase de Síndrome Bi Óssea, onde o Rim, principal responsável pelos ossos na medicina chinesa, também já se encontra afetado. Nesta fase é comum que se encontre até mesmo deformidades ósseas.

E por qual razão a artrite piora com o frio e melhora com o calor e a movimentação?

Tanto na Síndrome Bi de Calor quanto na Síndrome Bi Óssa, o principal problema está no fato de que a energia e o sangue encontram dificuldades de circular e nutrir os músculos e ossos. Quando o clima está frio, existe um “congelamento” adicional da circulação, e o que antes era ruim, fica ainda pior.

Quando o doente se movimenta, ou se aquece, acontece a dilatação dos vasos, permitindo uma melhora da nutrição dos ossos e músculos, permitindo da movimentação e a diminuição da dor.

Existe tratamento para a Artrite, segundo os conhecimentos acima expostos, dentro da visão Chinesa?

Sim. O importante é identificar dentro dos padrões acima, qual o fator patogênico mais presente do indivíduo que sofre de Artrite. E o tratamento mais eficaz, será aquele em que se utiliza pontos para REMOVER O FATOR PATOGÊNICO EXTERNO.

Quando o indivíduo se encontra nas fases de Síndrome Bi de Calor ou Óssea, além de remover os fatores patogênicos, é necessário fortalecer os Rins e o Fígado.

Seguem abaixo sugestões de pontos para o tratamento:

** Lembrando  que o tratamento deve possuir pontos locais para dor, pontos distais  e pontos que removam fatores patogênicos.

Os principais pontos distais utilizados são: P7, IG4, E40, BP5, C5, ID3, B60, R4, CS6, TA5, VB41 e F5.

Para o  local afetado temos:

A) Pescoço – VB39, ID3, TA5, TA8, B60

B) Ombro – TA5, IG4, P7, TA1, E38, B58

C) Cotovelo: IG4, TA5, IG1.

D) Pulso: E36, BP5, VB40.

E) Dedos da mão: não possui pontos distas. (sugestão pontos bashi).

F) Lombar: B40, B60, B59, B62.

G) Sacro: B40, B58.

H) Quadril: VB41, B62.

I) Joelho: BP5, ID5.

j) Tornozelo: não possui pontos distas.

l) Dedos dos pé: IG4.

** Pontos para expelir o vento : B12, VB31, VB39, VG14, TA6.

** Pontos para expelir o frio: E36, VC6, ID5, B10, VG14, VG3, B23, VC4 – neste caso é necessária a utilização de moxa.

** Pontos para expelir a Umidade: BP9, BP6, VB34, E36, B20 – a moxa pode ser utilizada.

** Pontos para expelir o Calor: E43, IG4, IG11, VG14 – A moxa é PROIBIDA

** Pontos para fortalecer os ossos, rim e fígado: B11, VB39, B17

Em Resumo:

– A Artrite é uma doença crônica conhecida como Síndrome Bi na Medicina Tradicional Chinesa. A grande maioria dos casos pertence a classe crônica, ou seja, Síndrome Bi de Calor ou Síndrome Bi óssea.

– Por ser uma doença da influência climática, pessoas que moram em ambientes muito frios ou úmidos estão mais sujeitas a ter artrite.

– O tratamento consiste em remover o fator patogênico que causa a doença, através dos pontos de acupuntura que retiram do corpo o frio, a umidade, o calor e o vento além de tratar pontos locais e distais de dor.

– No caso da doença estar evoluída, deve-se proteger os órgãos rim e fígado, usando pontos que tonifiquem a energia, o sangue, a medula ou os próprios pontos de tonificação destes órgãos.

Para  a Medicina Chinesa a Artrite pode não possuir cura, mas sem dúvida é possível manter um paciente sem os sintomas da doença por longos e longos meses.

Dúvidas?

[wp_ad_camp_2]

Respostas

  1. Avatar de Vanessa

    Meu Deus….que bom vc voltou….

    Curtir

    1. Avatar de Fernanda Mara dos Santos

      OI Vanessa!!!

      Espero que eu consiga ajudar bastante gente a estudar e que você goste dos novos posts!
      Se tiver alguma sugestão, estarei as ordens!

      Beijo!
      Profa. Fernanda Mara

      Curtir

  2. Avatar de Mauricio Y.

    Olá, Fernanda
    Também estudo acupuntura, mas, aqui em São Bernardo do Campo/SP.
    Gostei muito do seu blog, você compartilha seus conhecimentos em MTC com muita clareza.
    Essas dicas de pontos que eliminam vento, calor, frio e umidade já me esclareceram muitas dúvidas!
    Obrigado e Parabéns!!
    Mauricio

    Curtir

    1. Avatar de Fernanda Mara dos Santos

      Olá Maurício!

      Muito Obrigada por participar do Facilitando a Acupuntura.
      Fico muito feliz em poder ajudar… Como já fui estudante e continuo estudando, minha idéia era poder passar um conhecimento denso de uma forma mais leve e agradável de se ler… Sempre que precisar estarei as ordens!

      Grande abraço,

      Profa. Fernanda

      Curtir

  3. Avatar de Elizabeth

    Olá, Fernanda,
    Estou sempre visitando seu blog. Vc consegue esclarecer todas as minhas dúvidas.
    E, agora fiquei com uma: E aquele edema de joelho, geralmente na parte medial, sem vermelhidão e sem calor, é artrose? Minha mãe as vezes fica c o joelho assim, geralmente o direito, e ela não gosta de agulhas. Uso sempre a moxa local e ela melhora bastante.
    Obrigada pelo esclarecimento.
    Grande abraço
    Elizabeth
    Rio de Janeiro

    Curtir

    1. Avatar de Fernanda Mara dos Santos

      Olá Elizabeth!

      Tudo bem com você?
      Vou tentar solucionar a sua dúvida.
      O fato de uma pessoa possuir um edema no joelho, sem vermelhidão ou calor, não é suficiente para confirmar a possibilidade de artrose. Na verdade, o edema é um dos sintomas dessa doença, que deve ser confirmada através de exames complementares pelo profissional de medicina.
      Na medicina chinesa, quando uma pessoa possui edema em alguma articulação, dizemos que a mesma possui Umidade Interna, ou Umidade na Articulação acometida.
      Além dos pontos de acupuntura que tiram a umidade, outro recurso que ajuda a “secar a umidade” é a moxa, e por isso quando você a utiliza, você faz com que o paciente se snta melhor.
      A pessoa que possui umidade em uma articulação possui os seguintes sintomas: sensação de peso articular, diminuição da amplitude do movimento, dificuldade em movimentar, edema localizado, que pode ou não estar acompanhado de vermelhidão e calor. Pode ser uni ou bilateral.

      Pode continuar fazendo moxa que irá fazer muito bem. Porém tenha em mente que não basta apenas remover a umidade local. É necessário que você trate a causa da formação de umidade para que ela não volte a se acumular no joelho. OU seja, tratar além da consequência, a causa do problema.

      Espero ter ajudado!
      Um grande abraço!
      Profa. Fernanda Mara

      Curtir

  4. Avatar de Alicia Andrade Leyte

    È a primeira vez na vida que me interesso por acunpuntura e gostei muito de suas explicações,sou leiga no assunto porém resolvi agora depois de tanto sofrer,fazer uso desta técnica é o segunte:tenho artrite reumatóide, escoliose á esquerda na coluna, e gonartrose bilateral(joelho esquerdo tbm),estou aguardando artroscopia total de joelho.Tenho 62 anos e reconheço que estou com sobrepeso, depois de acabar com meu estómago de tanto tomar remédios sem conseguir aliviar as dores,resolvi consultar un acupunturista aqui na cidade onde moro(Santarém/Pará),devo começar amanha e fiquei surpresa quando ele me diz que tudo tem a ver com o fígado,agora minha curiosidade é a seguinte,para tratar a artrose,deve tbm tratar o figado,é asim?….eu tenho gastrite e desde criança tenho reumatismo,as mulheres de minha familia quase todas tem,sabemos que é hereditario,tratando o figado,acabará o problema da gastrite?…estou ansiosa porque ja não aguento mais sentir dores e viver mal do estómago…aguardo resposta,muito obrigada

    Curtir

    1. Avatar de Fernanda Mara dos Santos

      Bom dia Alícia!

      Achei legal você procurar ajuda na acupuntura para tratar as suas dores articulares. O seu raciocínio está correto. Para a Medicina Tradicional Chinesa, quando existe algum problema, seja ele articular, ou nos músculos ou em outra parte do corpo, sempre terá um órgão responsável pelo funcionamento de cada estrutura. Eu não sei, baseado em que, o seu acupunturista colocou o Fígado como sendo responsável de todos os problemas que você me contou, mas certamente existe um sentido. Vou resumir para ver se você entende um pouquinho a mais sobre como será tratada.
      O órgão que cuida dos OSSOS e ARTICULAÇÕES é o RIM. Quando o rim está fraco, certamente doenças ósseas irão aparecer, como artrose, artrite e até mesmo dentes quebradiços. O Rim é responsável por nutrir o Fígado.
      O órgão responsável por cuidar dos MÚSCULOS e TENDÕES é o FÍGADO. Quando o fígado está fraco, é natural que apareçam doenças musculares, como dores, nódulos de tensão nos músculos, fraqueza muscular, fibromialgia, entre outros. Porém, quando o Fígado está fraco, ele automaticamente puxa energia do órgão que o nutre, no caso o RIM.
      Em resumo, um problema no Fígado, pode causar um problema no rim, o que possivelmente irá gerar problemas nos ossos e nas articulações.
      Possivelmente, seu acupunturista irá tratar as duas situações. Fortalecer o seu Fígado e proteger o seu RIM.
      E fique tranquila que, para Medicina Chinesa, mesmo que você seja diagnosticada com problema energético no Fígado ou no Rim, os exames na medicina tradicional podem não apontar nada. Pois aqui o que importa não é o órgão em sim, mas sim aquilo sobre o qual ele tem domínio.
      Tenha a certeza de que suas dores vão melhorar.
      A gastrite pode ser consequência do excesso de medicamentos que também afetam o fígado, mas também pode ser um pequeno distúrbio de estômago, que uma agulha a mais uma a menos também irá resolver.
      Pode ficar tranquila. Você muito em breve estará melhor! E qualquer dúvida conte comigo!

      Espero ter ajudado em algo!
      Um grande Abraço!

      Profa. Fernanda Mara

      Curtir

  5. Avatar de Suellen

    Boa tarde Fernanda!
    Você por favor poderia me dizer qual a referência bibliografica da Síndrome Bi óssea? Estou procurando mais informações.
    Parabéns pelo Blog!
    Beijos

    Curtir

    1. Avatar de Fernanda Mara dos Santos

      Olá Suellen!

      Você encontrará bastante coisa sobre a Síndrome Bi no livro “A Prática da Medicina Chinesa”- do Giovani Maciocia.
      Se precisar de mais algumas coisa, tentarei estar mais presente por aqui.
      Grande Abraço!
      Fernanda

      Curtir

  6. Avatar de Noilia Silva

    e ja fiquei ate internada, e nada foi constados em exames, tenho o diagnostico de ar rematoide por exames clinicos. ja nao suporto tantas dores e todos os medicamentos afetam o meu estomago, sinto muita fraquesa , tirei todos os medicamentos por conta proprio pois os mesmos estvam me causando mais mal do que bem, estou agora somente com a Beta 30, e com outros qd fico muito travada que vou ao ps. espero agra com acupuntura td isto melhore emuiot so de nao sentir e nao ficar travada ja tera valido a pen . volto a me comunicar tao logo passe pela consulta da acupuntura. obrigada bjs.

    Curtir

    1. Avatar de Fernanda Mara dos Santos

      Bom dia Noilia!
      Espero que você já esteja se sentindo bem melhor.
      A acupuntura associada aos fitoterápicos são excelentes para tratar artrite reumatóide.
      Torço pela sua rápida recuperação.
      Grande abraço,

      Fernanda

      Curtir

  7. Avatar de Terapias

    Muito, muito, muito bom!
    Fiquei fã!

    Obrigada pela partilha de conhecimentos. É uma acção louvável.

    Saudações de Portugal.

    Curtir

  8. Avatar de Maria Lucia Carvalho

    Muito obrigada por compartilhar tanto conhecimento! Seu texto é esclarecedor e me ajudará como estudante da área e para auto-cura!

    Curtir

  9. Avatar de beatriz

    Hola Fernanda Mara bom dia, pesquisando na net encontri seu blog estou estudando acupuntura e suas explicaçoes me ensinaram mais e justamente esta materia sobre artrite, obrigada por pasar seus conhecimentos.
    Att Beatriz.

    Curtir

Deixe um comentário